Projeto do Nível 3D aborda os meios de transporte

18 de julho de 2019

Na tarde de quarta-feira, 24 de abril, as crianças do Nível 3D estiveram no Laboratório de Física para complementar as descobertas do projeto da turma, “Descobrindo e conhecendo os diferentes meios de transporte”. O professor do Laboratório, Gentil Bruscato, revelou algumas curiosidades sobre os foguetes, como o ônibus espacial, que não existe mais, mas que era carregado em cima de um avião e, quando alcançava a altitude correta, era lançado ao espaço. As crianças também fizeram algumas perguntas relacionadas aos foguetes e aprenderam como os foguetes são preparados na base de lançamento.

Já na tarde de terça-feira, 07 de maio, as crianças realizaram a sua primeira saída de estudos e foram até o Parque Boulevard Laçador para conhecer o avião DC-3 da Varig, considerado um dos primeiros aviões deste modelo a ser produzido no mundo. A turma foi recebida por comissários de bordo e estudantes de aviação, que explicaram se o avião tem buzina, como ele sobe tão rápido, quando ele tem turbulência, por quanto tempo ele consegue voar, entre outras questões. As crianças exploraram o avião, foram até a cabine do comandante e descobriram algumas funções dos câmbios e do painel de controle.

Na semana de 13 de junho, as crianças confeccionaram um trem durante as aulas de Oficina de Criação. Com o trem finalizado, a turma inaugurou o brinquedo, explorando-o de diferentes maneiras. “Com um TNT por baixo dos vagões, foi possível  puxá-los e promover a diversão dos pequenos”, comentou a professora da turma, Sabrina Rosa.

Na segunda-feira, 24 de junho, a turma realizou o lançamento de um foguete no Campão. O material foi trazido pelo colega Pedro Verzoni. As crianças relembraram a vista ao Laboratório de Física. Com a pressão feita por meio de uma bomba de ar, foi possível ver a garrafa PET, que representava o foguete, atingir uma velocidade significativa.

Na terça-feira, 02 de julho, durante a Oficina de Criação, as crianças exploraram um cenário com barcos feitos de dobradura de papel, água colorida e glitter. Os pequenos assopraram os barquinhos e observaram um redemoinho formado com a colocação da água.

Na quinta-feira, 04 de julho, a turma recebeu a visita da instrutora de condutores Jô Mallmann para uma conversa sobre as leis básicas de trânsito. As crianças aprenderam sobre a importância do uso do cinto de segurança e da cadeirinha, os processos para tirar a habilitação e os documentos necessários para dirigir. Depois, a turma confeccionou uma carteira de motorista e foi até a Minicidade para praticar as ações e receber a “habilitação” mirim, estando aptos para dirigir no Colégio.

Na quarta-feira, 17 de julho,  as crianças participaram do encerramento do projeto com um quiz de perguntas sobre os meios de transporte estudados. Logo depois, a turma foi ao “Colegião” para brincar com os meios de transporte trazidos de casa.