Estudantes embarcam para olimpíada de matemática no Japão

12 de julho de 2019

No final da tarde de sexta-feira, 12 de julho, quatro estudantes do Ensino Médio, acompanhados pela professora do Laboratório de Matemática do Colégio, Alessandra Dornelles, embarcaram para Fukuoka, a mais importante cidade do oeste do Japão e da ilha de Kyushu. Daphine Duarte Possebom, da 2ª série B, Laura Schirmer Silva, da 3ª série E, Gustavo Prado Vares, da 3ª série C, e Giovanna Focking Pagnoncelli, da 2ª série C, participarão, entre os dias 15 e 19 de julho, da World Mathematics Invitational (WMI), competição internacional de matemática que é uma iniciativa da Asian Math Sci League, Thai Talent Training Malaysia Mathematics Society e Edukultur Indonésia.

Os estudantes terão 80 minutos para fazer a prova que consiste em duas partes: a primeira de raciocínio lógico com questões de múltipla escolha, que vale 100 pontos, e a segunda de aplicações com dez problemas de resposta direta, que vale mais 100 pontos.

Histórico de participação em competições internacionais

Esta será a quarta vez que estudantes do Colégio viajam para olimpíadas internacionais. A primeira oportunidade foi em 2016, quando 13 estudantes do Ensino Médio estiveram na 22ª Olimpíada Internacional de Ciências, Matemática, Habilidade Mental e Eletrônica (QUANTA 2016), na Índia. Em 2017, um grupo de nove estudantes da 3ª série do Ensino Médio participou da Asia International Mathematical Olympiad (AIMO), na Malásia e voltou para Porto Alegre com quatro medalhas de bronze, duas de prata e um troféu de melhor estudante brasileiro. Já em 2018, a AIMO aconteceu na Tailândia e, dos 13 estudantes do Ensino Médio que foram para a olimpíada, nove ganharam medalhas: duas de prata e sete de bronze.