Projeto do Nível 5B é sobre Bichinhos Pequenos

17 de junho de 2019

Na manhã de segunda-feira, 22 de abril, o Nível 5B da Educação Infantil iniciou os estudos do projeto da turma, Bichinhos Pequenos. As crianças iniciaram com leituras de textos e histórias sobre o assunto e, depois, cada criança pintou uma borboleta, utilizando giz de cera para fazer o seu contorno.

A turma foi na segunda-feira, 29 de abril, na Biblioteca Kids, para pesquisar em livros o tema do projeto.

Na quinta-feira, 02 de maio, as crianças visitaram o Laboratório de Biologia para uma oficina sobre as formigas. Elas pesaram a formiga e puderam olhá-la na lupa. Descobriram, ainda que uma formiga pode carregar até 100 vezes o próprio peso, ou seja, se uma formiga pesa 50mg, por exemplo, ela pode carregar até 5 gramas. Para que as crianças pudessem perceber de forma prática, a professora do Laboratório, Tanilene Persch mostrou que as formigas podem carregar algo que elas conhecem e que pesa 5 gramas: uma bolacha de água e sal. Por fim, após assistir ao vídeo “Bita e os insetos”, a turma discutiu sobre a razão de as formigas, muitas vezes, irem buscar “comida” nas casas.

Na manhã de terça-feira, 07 de maio, as crianças foram até o ParkShopping Canoas para conhecer a exposição interativa “Natureza Gigante”, que conta com abelhas, lagarta, borboleta azul, formiga, mosquito da dengue, libélula, aranha, cigarra e gafanhoto em tamanho gigante. Além de observar os insetos, a turma participou de oficinas de desenho, histórias e brinquedos interativos.

Após a leitura de histórias, pesquisar na internet, desenhar e assistir a um vídeo sobre as formigas, a turma construiu formigueiro com argila, na manhã de terça-feira, 04 de junho.

Já na segunda-feira, 10 de junho, as crianças do Nível 2B e do Nível 5B se reuniram para conversar sobre os projetos das turmas. O Nível 5B falou de suas aprendizagens sobre as abelhas, mostrou livros, colmeia e contou uma história criada pelo grupo. Já as crianças do Nível 2B contaram sobre as minhocas, mostraram os trabalhos que foram confeccionados em sala e um favo de mel. No final, as duas turmas confeccionaram máscaras de abelha.

Pesquisar e procurar, com lupas, insetos na horta, no pátio e em diferentes espaços da Educação Infantil foi a atividade da terça-feira, 11 de junho. Já na sala de aula, as crianças desenharam suas descobertas.

Na manhã de quinta-feira, 13 de junho, as crianças receberam a visita avó da colega Beatriz, Vera Lovatto, para uma atividade de culinária. Juntos, prepararam um bolo “formigueiro”, cujo nome remete a dos bichinhos estudados pela turma.

Outra atividade desenvolvida para o projeto foi a construção coletiva de uma maquete nas aulas de Oficina de Criação. As crianças utilizaram argila, papel, cola e elementos da natureza, como gravetos e folhas secas.

Já na segunda-feira, 17 de junho, a turma visitou as crianças do Nível 5B para uma troca de saberes sobre os projetos de cada turma. A proposta surgiu de uma inquietação das crianças do Nível 4A que perceberam a presença de formigas no canto da sala destinado aos projetos e, como o Nível 5B estuda esses insetos, as crianças conversaram para entender o interesse das formigas pelas plantas. Durante o encontro, a turma do Nível 5A falou sobre a vida formigas, as características delas, a forma como vivem dentro do formigueiro. As crianças também conversavam sobre a importância das formigas para o equilíbrio ambiental. Para concluir a atividade, a turma do Nível 5B ensinou para as crianças do Nível 4A como fazer formigas com argila.