IV Semana da Língua Alemã é aberta com Lya Luft e apresentações musicais

9 de abril de 2019


Na noite de segunda-feira, 08 de abril, aconteceu a abertura da IV Semana da Língua Alemã no Colégio Farroupilha. Ao receber os estudantes, familiares e educadores presentes, a diretora pedagógica Marícia Ferri destacou as oportunidades que o estudo do idioma alemão traz, como bolsas de estudos e novas referências culturais.

Uma dessas referências culturais, a música, foi apresentada pelo o estudante da 1ª série E do Ensino Médio, Vitor Magno Bueno, que tocou, no violino, a canção Canon, do compositor alemão Johann Pachelbel.

Já a estudante da 2ª série A do Ensino Médio, Fernanda Luft Bavaresco, fez uma apresentação oral, em alemão, de um trabalho desenvolvido em aula no qual falou sobre a sua família. A avó da estudante, a escritora Lya Luft, declarou, em sua palestra, ter se surpreendido ao ver a neta falando o idioma com fluência.

Lya Luft foi convidada para um bate-papo sobre a influência da cultura alemã em sua literatura. A escritora falou sobre sua relação com o Colégio Farroupilha, no qual várias gerações de sua família estudaram, lembrou momentos de sua infância em Santa Cruz do Sul e fez diversas relações entre a cultura germânica, muito presente em sua vida por ser de família alemã, com suas obras.

A escritora lembrou que em sua família, todos sempre leram muito, hábito pelo qual se apaixonou desde criança. De acordo com ela, observar as famílias de origem alemã foi o principal ingrediente de sua literatura, uma vez que a beleza e a rigidez dessa cultura, bem como as relações familiares, são muito presentes em seus contos, romances e poesias.

Após as perguntas dirigidas à escritora, o público assistiu a apresentações de dança tradicionais alemãs do Grupo Tanz-Mit Uns, da Associação 25 de Julho, do qual o ex-aluno Walter Sille faz parte.

O evento contou ainda com tradução para alemão do cerimonial conduzido pela assessora do Memorial, Alice Jacques, realizada pela professora alemã Christina Pleteit.