Novos espaços para aprender

18 de fevereiro de 2019

Mais de 50 intervenções foram realizadas nos meses de janeiro e fevereiro, tornando os ambientes do Farroupilha ainda mais acolhedores. Confira as principais melhorias:

Finalização do prédio D
Em 2019, será a primeira vez que o Farroupilha terá turmas nos 12 anos e séries do Ensino Fundamental e Médio, com mais de 2.100 estudantes. Para atender a todos, o novo prédio ficou pronto! Com mais de 3 mil m² e quatro pavimentos, o prédio D abriga pátio, áreas de convivência, salas de aula da 3ª série do Ensino Médio, salas para as atividades extracurriculares e para aulas de idiomas e o “Espaço Corpo e Movimento”, que possibilita diferentes configurações, adaptando-se a cada atividade. O prédio conta, também, com a primeira intervenção em Porto Alegre do artista Eduardo Kobra, um mural de 196m² em homenagem ao poeta gaúcho Mário Quintana.

Novo espaço para alimentação e convivência
O Bar do Zé e a cafeteria La Brunita ganharam nova infraestrutura. Atendendo a um pedido dos estudantes, o espaço comporta cerca de 300 pessoas sentadas e foi construído para proporcionar mais comodidade e conforto para a comunidade escolar. Além de uma praça de alimentação, o local possui micro-ondas para que estudantes possam aquecer lanches e comida.

Grêmio Estudantil Farroupilha – GEF
O GEF agora está em um contêiner, instalado na Esplanada. A nova localização promove mais interação entre o GEF e todos os estudantes, criando um ambiente estimulante para o GEF pensar em novas ações para a comunidade escolar. No local onde antes era o GEF, funciona agora a Livraria Clip Três Figueiras.

Área de convivência e Recreação próximas ao Campão
Os estudantes dos Anos Finais e do Ensino Médio têm mais um espaço para aproveitar durante os recreios. Próxima ao Campão, na antiga Sala de Ginástica, foi construída uma área de convivência mobiliada.

Recreação dos Anos Iniciais
Ganhou uma nova sala, na antiga Sala de Ginástica.

Escola de Música
No Prédio F (do Auditório), fica a Escola de Música. Com quatro salas, o local receberá as aulas de música presentes no currículo escolar e as atividades extracurriculares oferecidas pela Guitarríssima: Bandas, Canto, Coral, Guitar Kids, Teclado, Violão e Violino.

Confira, também, outras melhorias preparadas para toda a comunidade escolar:

– Unidade Correia Lima: substituição de mobiliário na cozinha, nova Sala dos Educadores, pintura geral, calha no piso da quadra poliesportiva e cercamento;
– Unidade Administrativa (ABE 1858): situada na rua Balduíno Roehring, 200, a Unidade Administrativa passou por reforma e remodelação. Alguns setores foram realocados, como o setor Financeiro, que está melhor localizado para as famílias que o procuram;
– Campão e Pista Atlética: drenagem, irrigação e nivelamento do Campo; renovação do piso da Pista (a previsão de finalização é abril de 2019);
– Prédio A (Anos Iniciais, Finais e Ensino Médio):  construção de uma brinquedoteca e sala de apoio para os Anos Iniciais no primeiro andar; substituição das portas e do piso nas salas de aula e da área de circulação do segundo andar, além de reforma na sala de Atendimento Educacional; substituição do piso de circulação do 3º andar;
– Espaço do Berçário, Níveis 1, 2 e 3: nova recepção, remodelação do Ateliê de Artes e climatização do depósito de alimentos;
– Prédio dos Níveis 4 e 5 da Educação Infantil: climatização da Recreação e instalação de piso emborrachado na Ponte de Cordas;
– Renovação da Esplanada: piso, mobiliário, passarela, pinturas murais;
– Novas passarelas cobertas que ligam o prédio novo ao espaço para alimentação e convivência e ao Ginásio;
– Remodelação da Sala da Escola de Professores Inquietos;
– Substituição das portas automáticas na Recepção de Alunos;
– Nova pracinha para os estudantes dos Anos Iniciais;
– Substituição de parte do piso da Ala F do estacionamento;
– Renovação da calçada externa do Colégio;
– Novo refeitório do Farroups+ (antigo Full Day).