Educadores do Farroupilha voltam às atividades

15 de fevereiro de 2019

A terça-feira, 12 de fevereiro, marcou a volta dos educadores do Colégio Farroupilha às atividades e o início da Semana de Formação Docente. Durante a manhã, todos participaram da Convenção dos Educadores, no Ginásio, que neste ano tem como tema “Eu também #soufarroupilha”. Os educadores receberam uma camiseta alusiva, um novo crachá e um caderno. Todos os materiais trazem, também, a proposta do programa ConViver Bem: a valorização do Bom Relacionamento, pautado por equilíbrio e empatia nas relações entre as pessoas. Após uma palestra sobre boa convivência nos diferentes espaços escolares e nos diferentes grupos, os educadores participaram de dinâmicas com Gustavo Nunes Pereira, da Evolurindo.

Na primeira parte da tarde, a pedagoga e doutora em educação na área de psicologia, desenvolvimento humano e educação Telma Vinha ministrou a palestra “O diálogo entre professor e aluno: a arte da linguagem”, para os educadores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Após, enquanto os educadores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais fizeram atividades de acolhida e apresentação dos novos colegas, os educadores dos Anos Finais e do Ensino Médio participaram de outro momento com Telma Vinha, sobre “O desenvolvimento das estratégias de negociação nos conflitos entre as crianças e os jovens”.

Na manhã de quarta-feira, 13 de fevereiro, os educadores da Educação Infantil estiveram envolvidos com a formação “Consciência fonológica e a construção da escrita na Educação Infantil”, com a professora e pesquisadora Luciana Picolli, dando continuidade ao trabalho realizado em 2018. Já os docentes dos Anos Finais e do Ensino Médio tiveram uma formação sobre a Matriz Socioemocional. Os monitores e auxiliares de ensino participaram do workshop “Primeiros Socorros”, com a enfermeira do Ambulatório Escolar, Renata Endres. Já durante a tarde, os educadores tiveram palestras sobre as BNCCs do Ensino Médio e da Educação Infantil, com a mestre em Educação Priscila Boy.

O tema “Inteligência Emocional” foi abordado com educadores da Educação Infantil e do Ensino Médio na manhã de quinta-feira, 14 de fevereiro. O educador, psicoterapeuta e consultor de desenvolvimento pessoal e profissional Wilson Calé foi o responsável por falar sobre o assunto com a Educação Infantil, enquanto que a professora e coach de Inteligência Emocional Alessandra Gonzaga refletiu o tema com os docentes do Ensino Médio. Os educadores dos Anos Finais participaram da formação “Professor – orientador e estudante – pesquisador: os papéis que se constroem com a pesquisa em sala de aula”, com a Mestre em Educação em Ciências e Matemática Mônica da Silva Gallon. Os professores dos Anos Iniciais foram capacitados para utilizar as ferramentas do projeto UNOi Educação e do projeto Buriti, da editora Moderna. À tarde, os educadores do Ensino Médio conheceram algumas práticas possíveis com as ferramentas do Google for Education.

A Semana de Formação Docente contou, ainda, com atividades de planejamento, reuniões, organização das salas para receber os estudantes no início do ano letivo e um tour guiado para conhecer as instalações do novo prédio.