Semana de Formação Docente

13 de fevereiro de 2013

""
Felipe Anghinoni e Tiago Mattos, ex-aluno do Farroupilha – sócios da Perestroika -, prometem estimular o pensamento inovador junto aos professores do Colégio.

Entre os dias 18 e 22 de fevereiro, o Colégio Farroupilha promove a Semana de Formação Docente com o tema Movimentos nos Tempos e Espaços Escolares. A atividade tem como objetivo alinhar as diretrizes necessárias para a realização das ações educativas a serem desenvolvidas durante o ano em sintonia com o Projeto Político Pedagógico, a filosofia e o planejamento estratégico da Instituição. Uma das grandes inovações para o evento deste ano será a participação da Perestroikauma escola de criatividade, que promoverá um workshop com foco no aluno do século XXI e o aprendizado experiencial. A pesquisa  Educação, Tecnologia e Comunicação,  realizada  com pais e alunos de colégios da rede privada de Porto Alegre,  é mais uma das propostas  da Semana.  Os professores também receberão o Plano de Estudos e darão continuidade aos Grupos de Estudos com foco na Avaliação, Tecnologia Educacional, Inclusão e Sustentabilidade.

Outros projetos institucionais do Colégio também terão espaço na Semana para discussão  e planejamento de ações. Os professores serão convidados a se engajar em programas como Sustentabilidade Farroupilha, Cuidar é Básico,  Movimento #daescolapravida,  Imigrantes Digitais educando Nativos Digitais (Guia de Postura nas Redes Sociais…) e Hábitos de Estudo.
Em virtude da conclusão das obras na Unidade Três Figueiras, o primeiro dia do evento, 18 de fevereiro, ocorrerá no Hotel Deville (Avenida dos Estados, 1909). Já as atividades do dia 19 acontecem na Unidade Correia Lima, junto ao CPOR/PA. Os dias 20, 21 e 22 terão programação especial por segmento.
Em busca da excelência
A percepção de que a escola ocupa um espaço que não “quer” acompanhar seu tempo e que o cenário educacional pouco se modificou e inovou desde o século XIX justifica a necessidade de estabelecermos propostas disruptivas e com enfoque inovador no currículo escolar. Este será um dos estímulos propostos na Semana: provocar o movimento de transformação da cultura (escolar) a partir de recursos e da capacitação docente em consonância com o aluno desse tempo. O compromisso do Farroupilha é de capacitar seu quadro docente, por meio da formação continuada, e de atualizar sua proposta pedagógica tendo em vista as demandas da contemporaneidade. O evento é continuidade do trabalho iniciado no Seminário Interlocuções e Possibilidades nos Espaços Escolares, realizado em 2012, redimensionando a concepção de tempo e espaço escolar.