Turmas do 3º ano estudam o som e a luz com ajuda da tecnologia

8 de setembro de 2021

O estudo do som e da luz faz parte dos conteúdos trabalhados pelas turmas do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais em Ciências. E, para tornar essa aprendizagem ainda mais significativa, os estudantes participam de uma série de atividades relacionadas à temática durante duas semanas, algumas delas em parceria com a disciplina de Tecnologia Educacional e Computação.

Ao estudar o som, conheceram músicas em 8D e em 16D – técnicas de áudio que permitem sentir os sons com o cérebro (clique aqui para experimentar o efeito em 8D e aqui em 16D – é necessário usar fones de ouvido) – e utilizaram a lógica para realizar uma atividade de percussão corporal na qual se movimentavam de acordo com o ritmo da música.

Já para estudar sobre a luz, os estudantes construíram lanternas de copos plásticos e utilizaram EletroBloks – que são componentes eletrônicos com imãs, que tornam a experimentação da Eletrônica mais lúdica e acessível à essa faixa etária – para projetar e visualizar diferentes imagens na parede.

“O Colégio Farroupilha é a primeira escola no Brasil a utilizar essa ferramenta [os EletroBloks] de forma pedagógica. Os estudantes gostaram da atividade e participaram com atenção de todas as propostas”, conta Margarete dos Santos, professora de Tecnologia Educacional e Computação.