TransforMundo reúne estudantes de quatro colégios com Bel Humberg

3 de dezembro de 2020

Na manhã de quinta-feira, 03 de dezembro, estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio dos colégios Farroupilha, Marista Rosário, Anchieta e Monteiro Lobato participaram de um bate-papo com Bel Humberg, promovido pela TransforMundo no YouTube. Os estudantes gravaram vídeos com as perguntas e também puderam fazê-las no chat para a convidada, que respondeu a todas ao vivo. Clique aqui para assistir ao encontro.

Bel Humberg é fundadora e ex-acionista do site OQVestir e do Fashion Code. Também é Mentora Endeavor, Conselheira EY (Programa Winning Women) e Mentora no Elas in Tech e Mulheres com direitos. Tem formação em Direito (USP) e Psicologia (PUC), Especialização em Mediação de Conflitos e Pós-graduação na FGV. E foi convidada para conversar com os estudantes sobre  “As múltiplas possibilidades do futuro profissional”.

Ao iniciar a atividade, Bel lembrou de um conselho que ouvia de seu avô. Ele a perguntava se ela queria ser catadora de feijão ou de diamantes, explicando que a pessoa que catava feijão, buscava os que estavam estragados para remover e aquela que catava diamantes, procurava pedras de valor a serem lapidadas. Ela contou que desde criança resolveu que seria catadora de diamantes. Uma de suas palestras sobre esse assunto tem mais de 200 mil visualizações no YouTube e pode ser vista neste link.

Durante o bate-papo, Bel destacou a importância do esporte para a forma como levou sua vida e carreira. Ela disse que por praticar esportes desde criança, aprendeu valores como foco, disciplina e planejamento. “A vida é uma maratona e não um sprint [corrida curta]”, afirmou ela, que também corre maratonas, ao falar sobre a importância desses valores que levou do esporte para a vida.

Ela também trouxe aos estudantes dados que indicam que 65% deles irão trabalhar em profissões que ainda não existem e que, por isso, devem estar abertos para o novo, mas também conhecerem a si mesmos. Disse que a vida não é feita de apenas uma escolha, mas de várias que precisam ser validadas diariamente e que, por isso, a primeira escolha profissional deve ser feita levando em conta aquilo que o estudante realmente gosta.

Entre as dicas que Bel deu aos estudantes estão: ter mais curiosidade sobre o futuro do que compromisso com o passado; contar com boas pessoas em suas jornadas; ter brilho nos olhos, ser apaixonado pelo que escolheu fazer.

Ela recomendou, ainda, algumas referências aos estudantes: um discurso que Steve Jobs fez durante uma formatura na Universidade de Stanford, o TED-X “O Profissional do Futuro”, de Michelle Schneider e o livro “Oportunidades Disfarçadas”, de Carlos Domingues.

SOBRE A TRANSFORMUNDO

Sensibilizar para o atual momento de transformação e para o potencial de cada um por meio do compartilhamento de conhecimento. Esse é o objetivo da TransforMundo, iniciativa do Colégio Farroupilha e da +praTI, projeto da sociedade sem fins lucrativos que busca encontrar e capacitar novos talentos da área de Tecnologia da Informação.

Sob os pilares da Inspiração, da Tecnologia, da Inovação e do Empreendedorismo, líderes inspiradores serão convidados a dialogar sobre essas temáticas com estudantes, educadores e famílias, através de uma rede de parceiros.

A iniciativa é aberta e busca a parceria de outras instituições. Além do Colégio Farroupilha e da +praTI, fazem parte da rede o Colégio Mauá de Santa Cruz do Sul, a Junior Achievement RS (JARS), a Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), O Colégio Santa Inês, a Escola Técnica Cristo Redentor, a Factum Faculdade e Escola Técnica, o Colégio Monteiro Lobato, o Colégio Anchieta e a Rede Marista.