Semana da Língua Alemã movimenta o Farroupilha

17 de junho de 2022

A Semana da Língua Alemã 2022, evento promovido pelas embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça, acontece em todo o país entre os dias 10 e 19 de junho. No Colégio Farroupilha, os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais à 2ª série do Ensino Médio participam de atividades entre 13 e 30 de junho.

“Nas atividades da Semana de Língua Alemã, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar ainda mais o alemão através de propostas interdisciplinares, nas quais aplicaram suas competências linguísticas. Além disso, eles são inspirados a seguir e aprofundar os seus estudos na língua alemã, a partir das possibilidades que ela oferece em contexto global”, ressalta a Gerente do Centro de Cambridge e de Línguas Estrangeiras, Luciane Calcara.

As turmas do 5º ano trabalharam em sala de aula alguns aspectos culturais dos países que têm a língua alemã como idioma oficial, entre eles a comida, e, no corredor do 1º andar, os estudantes fizeram um lanche coletivo com comidas típicas da Alemanha, Suíça e Áustria. Em grupos, os estudantes do 6º ano realizaram pesquisas sobre uma cidade de um dos países de língua alemã e, em sala de aula, apresentaram os resultados para os colegas. Na sequência, fizeram um lanche coletivo com pratos típicos.

No Galpão, uma atividade de culinária foi desenvolvida com os 7º anos. Os estudantes prepararam, com o auxílio das professoras, um prato típico suíço: Schockofondue (Fondue de Chocolate). As turmas de 8º ano foram ao Espaço Maker para fazer chaveiros com o formato do mapa da Alemanha e uma palavra, frase ou expressão no idioma. Todas as instruções para a confecção do chaveiro foram dadas em alemão.

Os estudantes do 9º ano e das 1ª e 2ª séries tiveram uma atividade no Laboratório de Química em alemão. Em grupos, eles realizaram um experimento sobre volume e teste de personalidade. Ao final, levaram como lembrança um marcador de páginas.

Já os estudantes que prestarão o exame para a qualificação DSD I participaram do Sprachkamp, uma atividade preparatória que, a partir de jogos, exercita as quatro habilidades avaliadas na prova: leitura, fala, escrita e escuta. Além do grupo do Farroupilha, participaram do evento estudantes e professores do Colégio Pastor Dohms.

Visita de cônsul e entrega de certificação de proficiência

Na manhã de quarta-feira, 15 de junho, foi realizada, no Auditório I, a entrega dos certificados Deutsches Sprachdiplom der Kultusministerkonferenz (DSD I), da proficiência em Língua Alemã, Nível B1, para um grupo de estudantes do Ensino Médio. Tal certificação possibilita o ingresso em universidades alemãs. O evento contou com a presença do Cônsul Geral da Alemanha, Milan Simandl, da coordenadora regional de Língua Alemã da Zentralstelle für das Auslandsschulwesen (Zfa), Catrin Baguhl, da diretora pedagógica do Colégio, Marícia Ferri, da coordenadora do Centro de Línguas e Gerente de Cambridge, Luciane Calcara, das professoras de Língua Alemã e das turmas do 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.

O grupo que recebeu a certificação fez perguntas ao Cônsul, que também contou aos estudantes sobre a sua trajetória profissional, a escolha pela diplomacia, os países que já visitou, a importância de saber uma língua estrangeiras e as diferentes possibilidades para estudar na Alemanha. Sobre os certificados de proficiência, ele destacou a conquista que eles representam, principalmente após dois anos de pandemia.

“Fico feliz que o Colégio entregue este grande número de certificados hoje. Isso demonstra a alta qualidade das aulas de Alemão e dos seus professores”, destacou.

Logo após, a diretora Marícia Ferri lembrou que, em 2017, o Farroupilha recebeu a placa Pasch-Schule, que simboliza a parceria entre o Colégio e o Ministério da Cultura Alemão. Essa distinção reflete o sucesso obtido pela Instituição que, desde 2015, é membro do grupo “Escolas Parceiras do Futuro”. As escolas membro deste grupo, além de terem a Língua Alemã em seu currículo, são autorizadas a aplicar exames.

“O certificado representa uma credencial para ingressar em qualquer lugar e se comunicar de forma adequada”, disse.

Durante o evento também aconteceu a entrega dos certificados DSD Gold para as professoras Laura Würzius, Luciane Genehr e Valesca Altenhofen. Tal certificação permite que elas atuem como examinadoras orais para os exames DSD I.