Retomada das aulas presenciais acontece a partir de 29/04

28 de abril de 2021

Autorizada pelo Decreto Estadual Nº 55.856, que altera o modelo de Distanciamento Controlado, a retomada das aulas presenciais no Colégio Farroupilha acontece, de forma escalonada e gradual, a partir de quinta-feira, 29 de abril. 

CALENDÁRIO DO RETORNO PRESENCIAL

29 de abril, quinta-feira | Educação Infantil, 1º e 2º ano dos Anos Iniciais
30 de abril, sexta-feira | 3º ano dos Anos Iniciais
03 de maio, segunda-feira | 4º e 5º ano dos Anos Iniciais
03 de maio, segunda-feira | Farroups+ da Educação Infantil e dos Anos Iniciais
10 de maio, segunda-feira | Ensino Médio
11 de maio, terça-feira | 6º ao 9º ano dos Anos Finais

O retorno das turmas de Anos Finais e Ensino Médio ocorrerá após a realização das avaliações trimestrais, com o intuito de assegurar os mesmos critérios a todos e de garantir a participação da totalidade dos estudantes nos aulões de revisão,

O retorno à presencialidade é uma opção de cada família e aqueles que preferirem permanecer na modalidade on-line devem enviar um e-mail para o nível de ensino, comunicando essa decisão. Os e-mails dos níveis de ensino são: educacaoinfantil@colegiofarroupilha.com.br; anosiniciais@colegiofarroupilha.com.br; anosfinais@colegiofarroupilha.com.brensinomedio@colegiofarroupilha.com.br; e correialoma@colegiofarroupilha.com.br

MODALIDADES DE RETORNO

De acordo com o Decreto, as escolas devem seguir as regras sanitárias estabelecidas em portaria conjunta das secretarias da Educação e da Saúde, além de observar o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre classes, o uso de materiais individuais, e a vedação de atividades coletivas que envolvam aglomeração ou contato físico.

Após realizar adaptações nos ambientes físicos do Colégio Farroupilha para receber o maior número possível de estudantes, os alunos serão recebidos da seguinte forma:

Unidade Três Figueiras:

Da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio – todas as crianças e estudantes de forma presencial e simultânea, conforme calendário acima. Permanecerão na modalidade on-line apenas aqueles cujas famílias assim optarem.

Do 4º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio – em modelo híbrido. As turmas serão divididas em grupos e se alternarão entre aulas presenciais e on-line, de acordo com as informações enviadas por cada nível de ensino. Aqueles cujas famílias optarem pela modalidade on-line seguirão com aulas remotas. 

Unidade Correia Lima:

1º ano do Ensino Fundamentaltodos os estudantes de forma presencial e simultânea, conforme calendário acima. Permanecerão na modalidade on-line apenas aqueles cujas famílias assim optarem.

Do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamentalem modelo híbrido. As turmas serão divididas em grupos e se alternarão entre aulas presenciais e on-line, de acordo com as informações enviadas por cada nível de ensino. Aqueles cujas famílias optarem pela modalidade on-line seguirão com aulas remotas. 

Mais informações estão nas circulares enviadas por e-mail e disponibilizadas nos links abaixo:

Unidade Três Figueiras
N1 e N2 da Educação Infantil
N3 ao N5 da Educação Infantil
Farroups+ Educação Infantil
1º e 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais
3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais
4º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais
5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Farroups+ Anos Iniciais
Ensino Fundamental – Anos Finais
1ª série do Ensino Médio
2ª série do Ensino Médio
3ª série do Ensino Médio

Unidade Correia Lima
1º e 2º anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais
3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais
4º e 5º anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Ensino Fundamental – Anos Finais

O modelo híbrido permanecerá até que as medidas sanitárias sejam alteradas pelas autoridades.

ACESSOS AO COLÉGIO

Para melhor organizar os fluxos de entrada e saída e evitar aglomerações, o acesso dos estudantes foi reorganizado e acontecerá de acordo com os horários e acessos abaixo:

Unidade Três Figueiras*

*Os Níveis 1 e 2 da Educação Infantil e os Anos Finais terão horários diferenciados para o primeiro dia de aula. A partir do segundo dia letivo, já será possível seguir organização da tabela acima.

Unidade Correia Lima

PROGRAMA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO CORONAVÍRUS

Desde o início da pandemia, o Colégio Farroupilha tem empreendido iniciativas de prevenção e combate ao coronavírus, entre as quais estão a constituição de um comitê, a contratação da consultoria do Hospital Moinhos de Vento, bem como a adaptação de espaços físicos, a sinalização do Colégio e a adoção de medidas sanitárias. Para este momento de retomada, os educadores que têm contato direto com os estudantes realizarão os testes RT-PCR antes do retorno presencial.

No Guia do Programa de Prevenção e Combate ao Coronavírus: uma questão de cuidado é possível conferir as orientações para educadores, estudantes e famílias sobre as medidas e os procedimentos adotados pelo Farroupilha. Ele deve ser consultado por todos aqueles que forem ao Colégio. CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O GUIA.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS PARA A UNIDADE TRÊS FIGUEIRAS

APLICATIVO FILHO SEM FILA
Como uma alternativa para este contexto em que há a necessidade de redução de fluxo nas recepções e nos espaços da escola, foi implementado, ainda em 2020, o aplicativo Filho sem Fila*. Para o retorno presencial, as famílias das turmas da Educação Infantil localizadas no Prédio C que fazem uso do sistema de drive-thru devem incorporar a utilização da ferramenta em sua rotina. Ao chegar na escola, o aplicativo irá gerar um QRcode, que será lido pela equipe de Atendimento. Tal tecnologia possibilitará a organização das crianças, por ordem de chegada dos responsáveis, e dinamizará o processo. Para acessar o Colégio, mesmo via drive-thru, é preciso utilizar o crachá.

* Disponível gratuitamente na App Store (sistema iOS) e na GooglePlay (sistema Android): Filho sem Fila | Farroupilha.

Para os demais segmentos e recepções, não será necessário o uso do aplicativo Filho sem Fila, será utilizada uma ferramenta de controle interno, assim como aconteceu em 2020. 

USO DO CRACHÁ DE ACESSO
O uso do crachá é obrigatório para o acesso ao Colégio Farroupilha, inclusive no sistema de drive-thru, no Prédio C (Jardim), onde foram instaladas catracas móveis. O familiar que não estiver portando o crachá deverá direcionar-se para o estacionamento principal e, então, ir caminhando até o Prédio C para buscar a criança.

Para estudantes, são duas modalidades de crachás disponíveis:

Azul: o estudante tem autonomia para sair da escola e poderá encaminhar-se até as recepções sem acompanhamento, ao final do turno de aula. Ao aproximar o crachá da catraca, a saída é liberada e o estudante poderá sair sozinho para encontrar os familiares do lado de fora da escola. É o modelo padrão para alunos de Anos Finais e Ensino Médio, cujo as famílias nunca solicitaram alterações na modalidade. 

Vermelho: é o modelo que busca maior controle e segurança, já que a saída dos alunos só é liberada após a aproximação do crachá do familiar ou do responsável na catraca. É o modelo padrão para crianças e estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, cujo as famílias nunca solicitaram alteração no padrão.

A modalidade de crachá trata-se de uma configuração de sistema. Todos os crachás têm o mesmo layout.

Por segurança, todos os estudantes de Educação Infantil e 1º ano dos Anos Iniciais possuem crachá padrão vermelho e não é possível efetuar a mudança na modalidade do crachá. Para os demais segmentos e níveis de ensino, o modelo utilizado pode ser uma escolha da família. Para alterar a opção padrão de crachá, é preciso preencher uma solicitação on-line, disponível neste link. A nova configuração – azul ou vermelha – é liberada em um dia útil.