“O erro é meu amigo” é tema de atividade do 1º ano

20 de junho de 2022

Ajudar os estudantes a entender o erro como um importante aliado no processo de aprendizagem é o objetivo do e-book “O erro é meu amigo”, escrito pela professora de Tecnologia Educacional e Computação, Margarete Santos, em parceria com a professora da PUCRS, Lúcia Giraffa.

Como parte de um projeto sobre Geometria desenvolvido com as turmas do 1º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Margarete contou a história do livro – disponível aqui para download gratuito – para os estudantes na aula de Tecnologia Educacional e Computação. 

Depois disso, os estudantes foram convidados a interagir com um dos personagens da história, o RoPE (Robô Programável Educacional). Nessa atividade, aprenderam a fazer o robô se movimentar para frente, para trás, para a direita e para a esquerda e descobriram, também, que este conjunto de instruções é chamado de “programação”. No tapete pedagógico com formas geométricas, os estudantes colocaram o RoPE para percorrer percursos pré-definidos. A atividade teve continuidade em uma segunda aula, na qual os estudantes desenharam o seu erro e deram depoimentos sobre a atividade. 

“Esse foi um momento mágico onde eles compreendem a importância de errar, afinal, errar faz parte de aprender. E não tem nada de ruim com isso. Feliz daquele que aprende a partir dos seus erros!”, declarou a professora Margarete.