Apresentação

O Ensino Médio do Colégio Farroupilha tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades e de competências que viabilizem a reflexão crítica sobre o mundo em que vivemos, tendo em vista motivar os estudantes para uma inserção construtiva na sociedade contemporânea. Essa construção do conhecimento ocorre pela aproximação entre teoria e prática, observando o contexto e os conceitos envolvidos em um processo que faça sentido e que tenha significado para os discentes. Assim, pretende-se fazê-los estabelecer relações e reflexões, com o objetivo de desenvolver valores e posicionamentos críticos e proativos para assumirem seu espaço com responsabilidade – possibilitando-se, dessa forma, uma perspectiva do aprimoramento acadêmico e da futura competência profissional.

O Ensino Médio do Colégio Farroupilha atende estudantes da 1ª série (15 anos completos até 31 de março do ano vigente) à 3ª série (17 anos completos até 31 de março do ano vigente).

As Matrizes Curriculares do Colégio Farroupilha são um documento que orienta e problematiza o currículo praticado na escola, as concepções e as tendências metodológicas, os objetos de conhecimento, o planejamento e as práticas pedagógicas, a gestão da aula e do conhecimento. Nelas, são relacionadas as habilidades e competências a serem desenvolvidas pelos estudantes em cada área do conhecimento: Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Linguagens; Matemática; e Socioemocional.

Na busca da formação integral dos estudantes, o colégio desenvolveu a Matriz Socioemocional. Esse documento está embasado em três eixos: Identidade, Convivência e Cidadania, visando a formação de cidadãos autônomos e éticos.

Carga Horária Estendida

A carga horária curricular estendida faz parte de uma proposta de contemplar componentes curriculares para além do exigido pela legislação e pelos documentos oficiais brasileiros nas diferentes áreas de conhecimento. Além de práticas sistematizadas em laboratórios, componentes curriculares, como Atualidades, fazem parte desse diferencial oferecido pelo Colégio. Essa proposta permite um aprofundamento dos conhecimentos trabalhados em aula. Além disso, a diversificação dos componentes vai ao encontro do projeto de vida de cada um, pois os estudantes vivenciam diversas experiências a fim de identificarem seus interesses e habilidades nas áreas de conhecimento contempladas.

Aulas de Atualidades

Os acontecimentos globais têm cada vez mais importância na vida local, seja para interpretar a economia, seja para prestar o vestibular. Nesse contexto, os estudantes do Ensino Médio têm, no currículo, a disciplina de Atualidades

Formação das turmas

1ª série: 15 anos completos até 31 de março do ano vigente;
2ª série: 16 anos completos até 31 de março do ano vigente;
3ª série: 17 anos completos até 31 de março do ano vigente.

USO DO UNIFORME

O uso do uniforme escolar é obrigatório a todos os estudantes de todos os níveis de ensino do Colégio Farroupilha. O agasalho para os dias frios e/ou de chuva fica a critério das famílias, o que não significa a dispensa do uniforme escolar, que deverá ser usado sob o agasalho. Para devolução em caso de perda, é importante que as peças do uniforme estejam identificadas.O Colégio Farroupilha possui dois fornecedores credenciados a vender as peças de uniforme. Clique para saber mais.

EXPRESSÃO DOS RESULTADOS DE AVALIAÇÃO

No Ensino Fundamental – Anos Finais (6º, 7º, 8º e 9º anos) e no Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries), a avaliação é expressa em notas de 0 (zero) a 10 (dez) em cada um dos componentes curriculares, trimestralmente. Para ser aprovado para o ano seguinte, além da frequência mínima de 75%, é necessário que, ao final do ano, o estudante obtenha média igual ou superior a 6 (seis), em cada componente curricular, conforme o cálculo exposto abaixo:

1º tri (x1) + 2º tri (x2) + 3º tri (x3) > 6,0
6

No Ensino Fundamental – Anos Finais e no Ensino Médio, os estudantes são avaliados continuamente por meio de avaliações individuais, trabalhos individuais ou em grupos, pesquisas, saídas de estudo e, ainda, pelo comprometimento com os estudos e com as atividades propostas. A pontuação, em cada trimestre, é dividida conforme as fórmulas a seguir:

1ª e 2ª séries: Projeto de Pesquisa (2,0 pontos) + Trabalho (1,0 ponto) + Simulado
(1,0 ponto) + Avaliação Parcial (A1) (2,0 pontos) + Avaliação Trimestral (A2)
(4,0 pontos) = 10,0 pontos
Recuperação = 6,0 pontos (substitui Avaliação Parcial (A1) + Avaliação Trimestral (A2))

3ª séries: Trabalho (1,0 ponto) + Simulado (1,0 ponto) + Avaliação Parcial (A1)
(3,0 pontos) + Avaliação Trimestral (A2) (5,0 pontos) = 10,0 pontos.
Recuperação = 8,0 pontos (substitui Avaliação Parcial (A1) + Avaliação Trimestral (A2))

Menções

Como forma de valorizar os estudantes do Colégio Farroupilha, ao final do ano letivo, os estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental são condecorados com Menções, conforme seu desempenho acadêmico.

Menção Destaque: será concedida ao estudante que obtiver MÉDIA GERAL ANUAL 8,00 (oito) ou mais no somatório de todos os componentes curriculares, obtida durante o processo avaliativo, sem considerar a nota da Prova de Recuperação;

Menção Honrosa: será concedida ao estudante que obtiver MÉDIA GERAL ANUAL 8,00 (oito) ou mais em todos os componentes curriculares, separadamente, obtida durante o processo avaliativo, sem considerar a nota da Prova de Recuperação;

Menção Honrosa Especial: será concedida ao estudante que obtiver MÉDIA GERAL ANUAL 9,00 (nove) ou mais em todos os componentes curriculares, separadamente, obtida durante o processo avaliativo, sem considerar a nota da Prova de Recuperação.

As Menções acima descritas somente serão concedidas aos estudantes que, durante o respectivo ano letivo, não apresentarem advertências, suspensões ou termos de compromisso/responsabilidade em seus históricos disciplinares.