Anos Finais

Apresentação

O Ensino Fundamental – Anos Finais do Colégio Farroupilha prioriza a formação de hábitos e atitudes, a promoção da autonomia, da autorregulação, da responsabilidade, assim como as habilidades relacionadas à comunicação e argumentação. A progressiva capacidade de abstração do estudante, bem como sua capacidade de associação de fatos e generalização de conceitos, favorece maior complexidade na compreensão de fenômenos, estruturação e organização de ideias a partir de uma determinada lógica. Além disso, busca promover situações de interação, favorecendo a construção do conhecimento individual e coletivo através de uma perspectiva interdisciplinar e contextualizada, comprometida com a construção de alternativas para solucionar situações-problema.

Os Anos Finais do Colégio Farroupilha atende estudantes do 6º ano (11 anos completos até 31 de março do ano vigente) ao 9º ano (14 anos completos até 31 de março do ano vigente).

 

Matrizes Curriculares

As Matrizes Curriculares do Colégio Farroupilha são um documento que orienta e problematiza o currículo praticado na escola, as concepções e as tendências metodológicas, os objetos de conhecimento, o planejamento e as práticas pedagógicas, a gestão da aula e do conhecimento. Nelas, são relacionadas as habilidades e competências a serem desenvolvidas pelos estudantes em cada área do conhecimento: Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Linguagens; Matemática; e Socioemocional.

Matriz Socioemocional

Na busca da formação integral dos estudantes, o Colégio desenvolveu a Matriz Socioemocional. Esse documento está embasado em três eixos: Identidade, Convivência e Cidadania, visando à formação de cidadãos autônomos e éticos. Nos Anos Finais, essas habilidades são trabalhadas pela equipe pedagógica e direcionados ao desenvolvimento do estudante.

Metodologia Curricular

Os projetos interdisciplinares, as aulas práticas nos laboratórios, as aulas expositivas dialogadas, as pesquisas, as avaliações e as sequências didáticas, elaboradas e planejadas pelos professores, favorecem a investigação, a problematização das situações e a resolução de problemas por parte dos estudantes.

Cultura de Inovação

A disciplina, oferecida para estudantes do 6º e do 7º ano,  está inserida no contexto da cultura maker, buscando um aprendizado que privilegia o fazer, o construir e o significar. Nas aulas, os estudantes são incentivados a desenvolver a habilidade de inovação através da exploração de três perfis: do maker, do designer e do empreendedor. As aulas acontecem no Espaço Maker, local equipado com diversas ferramentas analógicas e digitais de prototipagem.

Adolescência

A adolescência é um dos focos de trabalho dos Anos Finais no desenvolvimento das habilidades socioemocionais. O tema é trabalhado ao longo do ano letivo e nas diversas disciplinas do currículo sob diferentes abordagens, em oficinas, atividades em sala de aula, assembleias escolares, entre outros momentos.

No 6º e no 7º ano, o foco é trabalhar as transformações físicas e emocionais, a aprendizagem colaborativa e o protagonismo que passam pelas relações com os pares e pelas redes sociais. Já no 8º e no 9º ano, a partir das características e necessidades do jovem nessa faixa etária, o objetivo é trabalhar o projeto de vida, que perpassa questões como autoconhecimento, pertencimento/influência dos grupos, escolhas, empreendedorismo, protagonismo e projeções futuras.

Formação das turmas

6º ano: 11 anos completos até 31 de março do ano vigente;
7º ano: 12 anos completos até 31 de março do ano vigente;
8º ano: 13 anos completos até 31 de março do ano vigente;
9º ano: 14 anos completos até 31 de março do ano vigente.

 

Carga Horária Estendida

A carga horária curricular estendida, a partir do 6º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, faz parte de uma proposta que contempla componentes curriculares diferenciados para além do exigido pela legislação e pelos documentos oficiais brasileiros nas diferentes áreas de conhecimento. Práticas sistematizadas em laboratórios, componentes curriculares como Filosofia e Cultura de Inovação fazem parte desse diferencial oferecido pelo Colégio. Além de permitir um aprofundamento dos conhecimentos trabalhados em aula, a diversificação dos componentes vai ao encontro do projeto de vida de cada um, pois os estudantes vivenciam diversas experiências a fim de identificarem seus interesses e suas habilidades nas áreas de conhecimento contempladas.

USO DO UNIFORME

O uso do uniforme escolar é obrigatório a todos os estudantes de todos os níveis de ensino do Colégio Farroupilha. O agasalho para os dias frios e/ou de chuva fica a critério das famílias, o que não significa a dispensa do uniforme escolar, que deverá ser usado sob o agasalho. Para devolução em caso de perda, é importante que as peças do uniforme estejam identificadas.O Colégio Farroupilha possui dois fornecedores credenciados a vender as peças de uniforme. Clique para saber mais.

 

Expressão dos resultados de avaliação

No Ensino Fundamental – Anos Finais (6º, 7º, 8º e 9º anos) e no Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries), a avaliação é expressa em notas de 0 (zero) a 10 (dez) em cada um dos componentes curriculares, trimestralmente. Para ser aprovado para o ano seguinte, além da frequência mínima de 75%, é necessário que, ao final do ano, o estudante obtenha média igual ou superior a 6 (seis), em cada componente curricular, conforme o cálculo exposto abaixo:

1º tri (x1) + 2º tri (x2) + 3º tri (x3) > 6,0
________________________________
6

No Ensino Fundamental – Anos Finais e no Ensino Médio, os estudantes são avaliados continuamente por meio de avaliações individuais, trabalhos individuais ou em grupos, pesquisas, saídas de estudo e, ainda, pelo comprometimento com os estudos e com as atividades propostas. A pontuação, em cada trimestre, é dividida conforme as fórmulas a seguir:

Trabalhos, atividades e Projeto de Pesquisa (4,0 pontos distribuídos e definidos em cada trimestre) + Avaliação Parcial (A1) (2,0 pontos) + Avaliação Trimestral (A2) (4,0 pontos) = 10,0 pontos
Recuperação = 6,0 pontos (substitui Avaliação Parcial (A1) + Avaliação Trimestral (A2))

Menções

Como forma de valorizar os estudantes do Colégio Farroupilha, ao final do ano letivo, os estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental são condecorados com Menções, conforme seu desempenho acadêmico.

• Menção Destaque: será concedida ao estudante que obtiver MÉDIA GERAL ANUAL 8,00 (oito) ou mais no somatório de todos os componentes curriculares, obtida durante o processo avaliativo, sem considerar a nota da Prova de Recuperação;

• Menção Honrosa: será concedida ao estudante que obtiver MÉDIA GERAL ANUAL 8,00 (oito) ou mais em todos os componentes curriculares, separadamente, obtida durante o processo avaliativo, sem considerar a nota da Prova de Recuperação;

• Menção Honrosa Especial: será concedida ao estudante que obtiver MÉDIA GERAL ANUAL 9,00 (nove) ou mais em todos os componentes curriculares, separadamente, obtida durante o processo avaliativo, sem considerar a nota da Prova de Recuperação.

As Menções acima descritas somente serão concedidas aos estudantes que, durante o respectivo ano letivo, não apresentarem advertências, suspensões ou termos de compromisso/responsabilidade em seus históricos disciplinares.