Inscrições para a Olimpíada de Matemática da Unicamp

30 de março de 2021

Os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais à 3ª série do Ensino Médio podem se inscrever, até o dia 09 de abril, na Olimpíada Matemática da Unicamp (OMU), competição nacional que acontece anualmente com a participação de escolas públicas e privadas. As equipes devem ter três estudantes e um(a) professor(a) responsável e são divididas em duas categorias: Alfa (8º e 9º anos) e Beta (Ensino Médio).

As três fases da OMU acontecem nas seguintes datas: 19 a 25 de abril (1ª fase), 07 a 13 de junho (2ª fase) e 09 a 15 de agosto (3ª fase). A primeira fase é classificatória para a segunda e, depois, para a terceira. A inscrição da equipe deve ser feita neste link e realizada por um dos integrantes da equipe (será necessário informar o nome completo e o e-mail de cada integrante).

Mais informações podem ser obtidas no site da OMU ou pelo e-mail lab.matematica@colegiofarroupilha.com.br. O Laboratório de Matemática disponibilizará aulas preparatórias para a competição, caso seja de interesse da equipe.

Informações importantes:

– No momento da inscrição, o estudante deve utilizar o e-mail com o domínio @farroups para cadastrar os integrantes da equipe;

– Além dos dados dos integrantes da equipe, também será necessário informar o número de matrícula da escola cadastrado no MEC. Para a unidade Três Figueiras o número de matrícula é o 43104975. Já para a unidade Correia Lima o número de matrícula é o 43089518;

– Para a inscrição, a equipe deve informar como professora responsável Alessandra Faria Dornelles, do Laboratório de Matemática, cujo e-mail é alessandra.dornelles@colegiofarroupilha.com.br;

– Para a inscrição ser confirmada, TODOS os integrantes da equipe devem validar os dados informados na inscrição, através do sistema da OMU;

– Os comunicados da competição serão divulgados no site da OMU. Após a divulgação dos resultados, será feito um evento de premiação, na modalidade online;

– As equipes receberão as provas às 00h01 no dia de início da primeira fase, e devem entregar as resoluções escritas à mão e digitalizadas no máximo até as 23h59 do dia de término de cada fase. O envio das resoluções deve ser feito por um dos integrantes da equipe;

– As provas da OMU são todas dissertativas e as respostas devem ser justificadas. Sendo assim, a qualidade do texto também é um critério de avaliação.