Inscrições abertas para a OIMSF

28 de junho de 2021

Estudantes a partir do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais à 3ª série do Ensino Médio podem se inscrever, até o dia 09 de julho, na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (OIMSF), neste link. A prova será realizada em fase única e on-line no dia 16 de agosto, das 14h às 16h.

Os estudantes poderão participar de aulas preparatórias desenvolvidas pelo Laboratório de Matemática. Para isso, é necessário manifestar interesse no formulário de inscrição.

As equipes devem ser compostas por, no mínimo, cinco estudantes do mesmo ano/série, sem limite máximo de componentes por grupo, e a formação é de responsabilidade dos próprios estudantes. As provas são dissertativas e devem ser resolvidas em equipe, sem o auxílio do professor. São permitidos usar os seguintes materiais: lápis ou lapiseira, borracha, caneta azul ou preta, apontador, régua e esquadro, tesoura, anotações e livros de matemática, atlas geográfico, dicionários, fita adesiva e calculadora não-programável.

As questões da OIMSF são escritas em português e há uma questão em inglês, espanhol e francês. A escolha pelo idioma é feita por cada equipe.  Além da resposta final, todo o desenvolvimento e a organização da prova serão considerados. 

A Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (OIMSF) é a seção brasileira do evento internacional Mathématiques sans Frontières, criado em 1990 pela Académie de Strasbourg em conjunto com a Inspection Pédagogique Régionale de Mathématiques e o IREM (Institut de Recherche sur l’Enseignement des Mathématiques) e organizado pela Association Mathématiques sans Frontières, com sede em Strasbourg, Alsácia, França. A prova propõe questões que estimulam a imaginação, a racionalização e a formalização de situações cotidianas e também a diversão, a iniciativa pessoal, a organização e a cooperação.

Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (OIMSF)

Data da prova on-line: 16 de agosto, das 14h às 16h
Inscrições: até 09 de julho, neste link