Feira Verde 2021 acontece de 31/05 a 04/06

28 de maio de 2021

Entre 31 de maio e 04 de junho acontece a 9ª edição da Feira Verde do Colégio Farroupilha, ação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho). Este ano a Feira tem como objetivo central conscientizar as pessoas acerca do descarte correto dos resíduos e é realizada em parceria da Trashin, empresa que administra a gestão de resíduos do Farroupilha.

Programação

Ao longo de toda a semana, serão feitas postagens nos canais de comunicação do Colégio sobre o tema e os estudantes de todos os níveis de ensino terão atividades relacionadas à temática. Entre elas, estão contações de histórias para os Anos Iniciais e o encontro on-line “Qual o valor do seu lixo? Bate-papo sobre gestão de resíduos” para estudantes do Ensino Médio com os professores Alessandra Rosa (Laboratório de Química) e Gentil Bruscato (Laboratório de Física), e Daniela Gomes (Trashin). Confira os horários do bate-papo*:

1ª série do Ensino Médio – 01/06, das 14h às 15h40
2ª série do Ensino Médio – 01/06, das 16h às 17h40
3ª série do Ensino Médio (turmas A, C e E) – 02/06, das 7h30 às 9h10
3ª série do Ensino Médio (turmas B e D) – 02/06, das 10h20 às 12h
*Os links para participação serão postados nas Google Classroom de cada turma.

Sobre a parceria com a Trashin

Em 2020, o Farroupilha contratou a Trashin para fazer a gestão dos resíduos da instituição. A empresa opera desde a coleta e destinação adequada do lixo, até o reaproveitamento de resíduos recicláveis, em parceria com cooperativas, e dos orgânicos, por meio de 14 composteiras instaladas nas dependências do Colégio.

Foram instaladas e adesivadas lixeiras para coleta de plástico, papel, metal, orgânico, rejeito e vidro, o Colégio foi sinalizado adequadamente e as equipes de limpeza e os restaurantes receberam treinamento sobre separação e descarte de resíduos. Além disso, a partir dos ambientes e de atividades (como a Feira Verde), os estudantes e demais membros da comunidade escolar têm participado de iniciativas que promovem a consciência ambiental.

Ao firmar essa parceria, o Colégio colabora, ainda, com a economia circular, já que o projeto reaproveita grande parte dos resíduos recicláveis que voltam para cadeia produtiva e geram renda extra para cooperativas de catadores.

Coleta de eletrônicos

Próximo à Recepção de Alunos da unidade Três Figueiras e na Recepção da unidade Correia Lima foi instalados postos de coleta de eletrônicos. Neles, podem ser depositados aparelhos e componentes eletrônicos sem uso, tais como celulares, câmeras fotográficas, notebooks e tablets, além de cabos e fontes, eletrodomésticos e relógios. O material pode estar danificado ou apenas ter perdido o uso. Todo ele é coletado pela Trashin, que o encaminha para a destinação correta: seja reaproveitamento ou descarte em local apropriado.

No mundo todo, em 2019 foram geradas 53,6 milhões* de toneladas desses resíduos. No Brasil, apenas 3% dos 1,5 toneladas produzidas foram descartadas corretamente. Descartar esses itens de forma inadequada é prejudicial ao meio ambiente e à saúde.

*Fonte: The Global E-waste Monitor 2020

Acompanhamento da gestão de resíduos

De novembro de 2020 a abril de 2021, o Colégio gerou 6 toneladas de resíduos, dos quais 2 toneladas são materiais recicláveis e 3 são orgânicos, rejeitos e podas. Deste total, mais de 46% pode ser reaproveitado, mas a totalidade gerada foi coletada e destinada adequadamente pela Trashin. Os dados mensais podem ser acompanhados on-line, pelo relatório de gestão de resíduos disponível no site da Trashin. Clique aqui e confira.