Farroupilha distribui Guia em evento da Rede Internacional das Cidades Educadoras

29 de abril de 2022

Durante o evento “Por que queremos ser uma Cidade Educadora?”, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 29 de abril, no Teatro da Unisinos, o Colégio Farroupilha distribuiu o Guia de Cuidados da Primeira Infância. O evento marca a entrada de Porto Alegre na Rede Internacional das Cidades Educadoras, um movimento de união entre as iniciativas pública e privada por um mesmo objetivo. 

“No Colégio Farroupilha, nós também acreditamos em movimentos colaborativos que fomentem o poder transformador da educação. Nesse sentido, elaboramos o Guia de Cuidados na Primeira Infância. O documento é de todos e tem o intuito de reverberar, em toda a sociedade, a cultura do olhar atento para essa fase da vida, que se inicia no nascimento e se estende até os seis anos de idade. Esse é um período crucial, pois é nele que são construídas bases físicas, emocionais, sociais e intelectuais que terão um grande impacto no desenvolvimento de qualquer ser humano.” explicou a Diretora Pedagógica do Colégio Farroupilha, Marícia Ferri.

No evento, Marícia falou sobre o Guia e fez a entrega simbólica do material para a Secretária Municipal da Educação, Sonia Maria Oliveira da Rosa. 


Sobre o Guia de Cuidados na Primeira Infância 

O Guia distribuído foi elaborado por educadores do Colégio Farroupilha e tem o apoio do Pacto Alegre e da Prefeitura de Porto Alegre, que promovem o programa Cidade Educadora. O objetivo é orientar as práticas dos profissionais que atuam junto à primeira infância, incentivando-os e fortalecendo-os para um trabalho de apoio às famílias, e contribuir na disseminação de uma cultura de valorização e cuidado à primeira infância, em diferentes contextos profissionais e na sociedade como um todo. Em linguagem acessível, o guia traz dicas, informações e orientações sobre o sono, a rotina, a alimentação, o desfralde, entre outros.

Para pais e cuidadores, são destacadas as principais necessidades e experiências que devem ser respeitadas e garantidas a crianças, visando promover bem-estar e um desenvolvimento saudável na primeira infância. 

O material também está disponível on-line – clique aqui para acessar.