Ex-aluna recebe certificado B1 e prepara-se para morar na Alemanha

5 de julho de 2021

Na sexta-feira, 02 de julho, Marina Messinger Pakter, formada em 2020, retornou ao Colégio Farroupilha para receber o certificado B1, de Língua Alemã, antes de fazer as malas. O certificado é um dos documentos que ajudou Marina a realizar o sonho de morar na Alemanha (saiba mais aqui). E, ao visitar a escola, ela relembrou sua trajetória com o idioma:

“Não tenho palavras para descrever quanto o alemão do Colégio influenciou e vai influenciar a minha vida. Tudo começou no Farroupilha quando eu tive meu primeiro contato com a língua alemã. No começo, confesso que não era a maior fã, achava muito difícil, mas meu interesse foi aumentando, principalmente quando fui fazer meu intercâmbio na Suíça. Tive muita ajuda das professoras de Alemão e do Laboratório [para aperfeiçoar o idioma]. Quando voltei, o Colégio estava de braços abertos para me ajudar com o sonho de estudar na Alemanha”, contou.

Marina explicou que a escolha da Suíça como destino de intercâmbio se deu por uma série de fatores: gostar de chocolate, querer viver por um período em um país com neve e aperfeiçoar o idioma alemão.

A diretora pedagógica, Marícia Ferri, e a gerente do Centro de Cambridge e Línguas Estrangeiras, Luciane Calcara, reforçaram que o empenho de Marina e sua visão estratégica foram essenciais para o sucesso. Elas contaram que, ao voltar do intercâmbio, a ex-aluna se tornou monitora dos laboratórios de línguas estrangeiras, ajudando outros estudantes a desenvolverem suas habilidades.

A entrega foi do certificado foi realizada pela diretora pedagógica, Marícia Ferri, e acompanhada pela gerente do Centro de Cambridge e Línguas Estrangeiras, Luciane Calcara, e pelas professoras de Língua Alemã, Luciane Genehr, Tanara Torres e Laura Wurzius, e pela auxiliar de ensino Luciana Petry.  Além do certificado de Língua Alemã, Marina concluiu o Ensino Médio com os certificados de Inglês, de Cambridge, e de Espanhol (DELE).

Língua alemã no Farroupilha

As aulas de Língua Alemã iniciam no 5º ano do Ensino Fundamental e, a partir da 1ª série do Ensino Médio, os estudantes podem optar por seguir estudando esse idioma ou aprender a Língua Espanhola. Além das aulas, os estudantes podem participar do grupo de estudos preparatório para o B1 (saiba mais aqui) e da atividade extracurricular Deutsh Express (mais informações aqui).

Em 2017, ao receber a placa Pasch-Schule, que simboliza a parceria entre o Colégio e o Ministério da Cultura alemão, o Farroupilha foi autorizado a aplicar exames de proficiência no idioma – os exames são financiados pelo governo alemão.

O Colégio Farroupilha também oferece a possibilidade de intercâmbio para a Alemanha durante as férias de inverno.

Saiba mais sobre o ensino de idiomas no Farroupilha.