Estudantes realizam prática sobre plano inclinado na Sede Campestre

13 de maio de 2022

Na semana de 09 a 13 de maio, as turmas da 2ª série do Ensino Médio estiveram na Sede Campestre, em Viamão, para aplicar, de forma prática e concreta, os conceitos de Trigonometria, Soluções e Leis de Newton, trabalhados nas disciplinas de Matemática, Química e Física.

Os estudantes tiveram que descer em um plano inclinado, feito com lona plástica, em uma extensão de 47 metros e declive de sete metros. Para diminuir o atrito, foram usados colchonetes plásticos, água e sabão.

Durante a descida, nas posições de 10, 20, 30 e 40 metros, os integrantes do grupo tiveram que medir o tempo de passagem do colega que descia o plano. Com os dados em mãos, foram trabalhados a decomposição de vetores, medição de tempo, velocidades teórica e medida, aceleração e transformação de metros por segundos para quilômetros por hora. Na disciplina de Matemática, os estudantes determinaram a altura do aclive com o teodolito e a fita métrica, mediram o ângulo do aclive e a distância total percorrida em metros, desde a base até o topo do aclive e, por fim, determinaram a altura em metros do aclive.

Já na disciplina de Química, os alunos utilizaram os conceitos químicos para explicar como a solução água-detergente e água-sabão diminuíram o atrito dos corpos no plano inclinado e classificaram o tipo de solução formada quanto ao conceito de sistema homogêneo ou heterogêneo.