Estudantes participam da Jornada das Profissões e da Semana Alumni

24 de junho de 2021

O início da semana foi de muitas oportunidades para os estudantes do Ensino Médio pensarem sobre o futuro profissional em dois eventos on-line. Na manhã de quarta-feira, 23 de junho, eles participaram da Jornada das Profissões e nas noites de 21 a 23 de junho, da Semana Alumni.

Durante a Jornada, que integra o programa Plano de Voo, mais de 30 profissionais de diferentes áreas falaram sobre suas experiências e tiraram dúvidas dos estudantes. Cada estudante escolheu dois temas de seu interesse para participar da conversa, além de ter tido a oportunidade de participar do workshop “O Futuro do Trabalho”, com a Jr. Achievement.

“Foi uma baita oportunidade que o Colégio nos deu para conversar com profissionais e também com outros alunos que têm os mesmos interesses do que eu. Foi incrível”, relatou a estudante da 2ª série C do Ensino Médio, Gabriela B.

Os profissionais também gostaram da experiência de falar com os estudantes.

“Adorei participar da Jornada das Profissões. Me senti muito honrada por ser escolhida para falar sobre nutrição, que é a profissão que escolhi e pela qual sou apaixonada. Adoro falar com o público jovem e contribuir para a escolha da profissão deles foi uma experiência muito rica! A troca com os outros profissionais da saúde foi muito importante também. Espero que tenham gostado tanto quanto eu”, disse a nutricionista Vanessa Engler.

Já o educador físico e empreendedor Gabriel Merlin comentou que, ao receber o convite para falar sobre sua profissão, logo pensou que gostaria de ter tido a oportunidade de ouvir profissionais de sua área de interesse quando era estudante.

“Eu me formei no Ensino Médio há apenas 10 anos, porém, o que eu ouvia quando perguntava para as pessoas sobre o futuro do profissional de Educação Física eram apenas reclamações e incertezas. Hoje, tive a oportunidade de contar uma história diferente para os alunos que sonham em crescer na Educação Física. Eu estou crescendo ainda, estou aprendendo. Porém, não trocaria em hipótese nenhuma o caminho que estou trilhando. Que a escolha dos alunos no vestibular encha o coração deles com o mesmo amor que a Educação Física encheu o meu”, ressaltou Gabriel.

Já nas noites de segunda, terça e quarta-feira, a Semana Alumni colocou ex-alunos do Farroupilha para conversar com os estudantes sobre a vida universitária. As ex-alunas Lara Guimarães (Direito – PUCRS) e Júlia Heller (Engenharia Química – UFRGS) abordaram “ As Diferenças entre Universidades Públicas e Privadas no RS”; Letícia Rosa (formanda de 2020, atualmente estudando para o curso de Direito da UFRGS), falou sobre “Os Desafios do Vestibular/ENEM na Pandemia”; e o bate-papo com os ex-alunos Denis Yeh (Universidade de Illinois) e Bernardo Trevisan (Universidade de Yale) foi sobre o tema “Estudando Fora do Brasil: Application e Experiência”.

A Semana Alumni foi idealizada pela gestão 2021 do Grêmio Estudantil Farroupilha – GEF. Com apoio da equipe responsável por acompanhar o GEF, os membros pensaram na estrutura e temática, além de terem feito o convite aos ex-alunos participantes e apoiado na divulgação da iniciativa. Durante o evento, os estudantes participaram ativamente, esclarecendo suas dúvidas.

“Foi muito legal e também super desafiador montar todo esse evento em uma pandemia. A gente teve que fazer tudo on-line. Mas valeu a pena cada esforço porque os alunos participaram bastante, eu tirei várias dúvidas minhas. Foi uma conversa super dinâmica, descontraída, mas que, ao mesmo tempo, nos possibilitou aprender muito”, contou a presidente do GEF, Gabriela B.