Estudantes e educadores visitam empresa de gestão de resíduos

8 de junho de 2022

Na tarde de quarta-feira, 08 de junho, um grupo de estudantes e educadores do Colégio esteve na Arco – Gestão de Resíduos, no bairro São Geraldo, para participar da oficina “Não existe fora – Case de Economia Circular em Porto Alegre”. A atividade integrou a programação da Rodada Sustentável Farroups.

A oficina foi conduzida por Natália Pietzsch, engenheira ambiental e uma das sócias da Arco, e Rodrigo Cury, designer de produto da Preza. Inicialmente o grupo participou de uma conversa sobre as coletas seletiva e comum de Porto Alegre e descobriu que somente 3% do lixo gerado na cidade é reciclado – 96% vai para algum aterro sanitário. O descarte incorreto de resíduos traz prejuízos ambientais, sociais e econômicos. “Não devemos misturar resíduos (orgânico, reciclável e rejeito), temos que consumir menos e gerar menos resíduos”, afirmou Natália.

Depois, os participantes conheceram o ciclo completo da Arco, desde a geração do resíduo até a transformação em novos produtos. A empresa realiza a coleta e a melhor destinação dos resíduos de diferentes estabelecimentos comerciais, como hotéis e restaurantes.

Entre os resíduos coletados pela Arco estão equipamentos eletrônicos, óleo de cozinha, tecidos e uniformes, esponjas de louça, isopores, materiais de escrita (canetas e lápis), banners, vidros e cápsulas de café.

No final, além de esclarecerem dúvidas, os participantes puderam ver a transformação de alguns resíduos em produtos, como mochilas, máscaras e óculos de sol.

Confira aqui como foi a Rodada Sustentável Farroups.