Estudantes dos AF e do EM são apresentados à GrowCube

6 de abril de 2021

Na manhã de terça-feira, 06 de abril, os estudantes de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais e da 1ª série do Ensino Médio conheceram a GrowCube, a incubadora de negócios do Colégio. A estudante Valentina S., da 2ª série do Ensino Médio, e a ex-aluna Bruna Paim Zanini, formada em 2020, deram os seus depoimentos sobre como foi participar da GrowCube. “É uma oportunidade imperdível e de muita aprendizagem. Aprendi a me expressar melhor em público, a defender as minhas ideias e a trabalhar em equipe”, destacou Valentina. “Participei em 2017, na primeira turma, e em 2018, e foi uma experiência incrível, divisora de águas. Melhorei o meu pensamento lógico, aprendi muito”, completou Bruna.

As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de abril pelo link http://bit.ly/golivegrowcube. Os encontros acontecem pelo Google Meet às quartas-feiras, das 16h30 às 18h, de 14 de abril a 14 de julho. Os estudantes participarão de seis aulas e dez mentorias e terão à disposição quatro podcasts de apoio e seis apostilas, que ficarão no Google Classroom.

GrowCube no Colégio Farroupilha

Mais de cem estudantes já participaram da GrowCube desde 2017, ano em que foi criado o projeto.  A GrowCube tem como objetivo despertar o pensamento disruptivo nos estudantes, incentivando a solução de problemas cotidianos a partir do empreendedorismo, seja ele social, corporativo ou individual. Por meio da GrowCube, o Colégio Farroupilha e seus parceiros oferecem aos estudantes preparação em Marketing, Finanças, Operações, Jurídica e Negócios Digitais. A proposta, que adota o modelo de uma incubadora de negócios, abrange desde o desenvolvimento das ideias até a transformação destas em empresas, e tem como diferencial o desenvolvimento do potencial empreendedor ainda na educação básica.

As atividades da GrowCube são desenvolvidas em duas etapas: a pré-incubação e a incubação.

Pré-incubação: o processo de pré-incubação terá como objetivo encorajar os estudantes que realmente queiram entrar na incubadora a participar da seleção de times. Nessa fase, os times receberão uma preparação para transformar suas ideias em negócios e as submeterão a uma banca, que avaliará se os projetos estão prontos para a fase de incubação. É a fase de capacitação e desenvolvimento de ideias.

Incubação: já o processo de incubação contará com mentores especializados nas necessidades dos times que desejam empreender. Estes mentores orientarão os estudantes no avanço em direção à implementação dos projetos, mesmo que este não seja o objetivo final. É a fase de desenvolvimento e qualificação dos projetos aprovados na etapa anterior.