Estudantes do 5º ano participam do projeto “Tem um minuto?”

16 de julho de 2021

Ao longo do segundo trimestre, os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais participaram de ações do projeto “Tem um minuto?”, que visa desenvolver diferentes competências socioemocionais, como empatia e consciência social, a partir do contato com diferentes realidades: como crianças e idosos acolhidos em abrigos, asilos ou que se beneficiam de projetos dessas instituições.

Em aula, estudaram textos sobre solidariedade e voluntariado e se prepararam para um desafio: adaptar o projeto que acontece anualmente a partir de visitas a instituições, como asilos e casas de acolhimento, para o modelo on-line ou híbrido, já que com a pandemia, as visitas não podem ser realizadas. Junto com os professores e a equipe do SOE, os estudantes resolveram fazer arrecadações, cartas, vídeos e mensagens para enviar às crianças e idosos.

Uma das turmas preparou um encontro virtual para as crianças da Rede Calábria: os estudantes criaram jogos para interagir em um momento divertido e acolhedor, além de uma caixinha com recados de carinho e gratidão. 

Além disso, foi realizada a arrecadação de roupas, calçados, alimentos, brinquedos, materiais escolares, roupas de cama e itens de higiene para doação. A Feira de ReÚso de Uniformes e O Show de Talentos deste ano também se envolveram no projeto: peças de uniforme que não tiveram saída na Feira receberam um adesivo termocolante para serem destinadas ao projeto e, para realizar a inscrição no Show de Talentos, era necessário fazer a doação de leite, o que resultou em mais de 200 litros arrecadados. 

Na semana de 12 de julho, grupos de educadores representaram os estudantes nas entregas das doações para as seguintes instituições: SOS Aldeias Infantis, Centro São João Calábria, Abrigo Sabiá 7 , Abrigo João Paulo II, Ação Social de Fé, SPAAN, Pão dos Pobres e Asilo Padre Cacique.