Estudantes do 3º ano aprendem sobre Porto Alegre

29 de abril de 2022

Entre os conteúdos aprendidos no 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais está a história de Porto Alegre. Por isso, ao longo do ano letivo, as turmas participam de diferentes momentos para aprender sobre a cidade. Nas aulas de Educação Física, os estudantes tiveram uma vivência sobre as danças folclóricas do Arquipélago dos Açores.

A autora do livro “Porto Alegre na palma da mão”, Ana Paula Alcântara, conversou com as turmas sobre a cidade e destacou algumas curiosidades e mistérios da Capital

Os alunos também fizeram passeio turístico por Porto Alegre e visitaram alguns monumentos da cidade: o Laçador, o Monumentos aos Açorianos, a Fonte Talavera de La Reina, o monumento a Júlio de Castilhos, o de Giusepe Garibaldi, o monumento ao Tambor, Bento Gonçalves, Monumento Afluentes do Guaíba, Monumento ao Expedicionário e Monumento de Mário Quintana. Cada turma ficou com um monumento como referência para pesquisa e aprofundamento.

Depois da saída de estudos, as turmas participaram de uma atividade interdisciplinar de Tecnologia Educacional e Computação (TEC), História e Geografia. Ao chegarem na sala de aula, os estudantes encontraram dispostos nas mesas cartões impressos com um QR Code que direcionava para um site seguro de pesquisa, imagens dos pontos turísticos e monumentos de Porto Alegre, uma folha-registro e um iPad. Depois de realizar a leitura do QR Code, ler informações sobre o ponto turístico e escolher um monumento, cada estudante registrou fatos importantes da pesquisa e desenhou o ponto turístico e o monumento escolhidos.