Estudante representa o Brasil em olimpíada internacional

16 de julho de 2021

Eduardo P., da 3ª série do Ensino Médio, é um dos dez estudantes brasileiros que representarão o país na edição on-line da World Mathematics Invitational (WMI), considerada uma das maiores olimpíadas asiáticas de matemática. O Colégio Farroupilha foi o único do Rio Grande do Sul selecionado pela Rede do Programa de Olimpíadas de Conhecimento (Rede POC).

Em função da pandemia do coronavírus, a edição de 2021 será realizada de maneira híbrida. A fase final acontece entre os dias 16 a 20 de julho, e a equipe brasileira, formada por estudantes do Rio de Janeiro, Ceará, Minas Gerais, Alagoas, Amazonas, Rio Grande do Sul, Pernambuco e São Paulo, realizará a prova no dia 19/07, das 8h às 11h.

Esta é a segunda vez que o Farroupilha participa da WMI. Em 2019, quatro estudantes do Ensino Médio embarcaram para o Japão, e a ex-aluna Laura Schirmer Silva conquistou a medalha de Bronze. O grupo foi acompanhado pela professora do Laboratório de Matemática, Alessandra Dornelles.

Sobre a World Mathematics Invitational

A WMI é a primeira competição internacional de Matemática criada por Taiwan e foi idealizada em 2013 pelo professor Kun Lung Tsai, matemático renomado do país e fundador e diretor de uma rede de escolas de Matemática com mais de 80 polos espalhados pela ilha de Taiwan. O objetivo da competição é estimular o interesse pela Matemática e podem participar crianças da Educação Infantil até estudantes do Ensino Médio. As provas são realizadas em duas fases: uma fase preliminar (Preliminary Round), realizada nos próprios países participantes, e em uma fase final (Final Round) realizada num diferente país da Ásia a cada ano.

A Rede POC foi a escolhida como Associate Member em 2019 para representar a WMI no Brasil, responsabilizando-se pela divulgação da competição, pela organização do processo de seleção e pelo acompanhamento dos estudantes brasileiros à fase final.