Desde 2010, o ensino desses idiomas, no Farroupilha, tem como parâmetro o Quadro Europeu Comum de Referência, que determina o que cada estudante é capaz de realizar em cada etapa de seu aprendizado. Entre os principais diferenciais desse formato estão:
– Organização dos grupos por faixa etária e grau de proficiência: possibilita a divisão das turmas de um mesmo ano ou série em grupos de acordo com o nível de conhecimento dos estudantes.
– Exames de proficiência certificados por instituições internacionais: possibilitam aos estudantes, ao final de cada ano letivo, testarem seus conhecimentos dos idiomas, a partir de avaliações preparadas e corrigidas por instituições internacionais, como Cambridge, Instituto Cervantes, em nome do Ministério da Educação e Formação Profissional da Espanha, e Ministério da Cultura alemão. Os certificados, reconhecidos mundialmente, podem compor o portfólio do estudante e ser utilizados para além da vida escolar, seja para o ingresso em uma universidade estrangeira, seja para facilitar a vivência em intercâmbios, entre outros aspectos.
– Aulas estruturadas em seis eixos: ao seguir o Quadro Europeu Comum de Referência, o Farroupilha estrutura o ensino das línguas estrangeiras nos eixos de expressão oral, leitura e interpretação de textos, aspectos de linguagem, produção escrita, dimensão estético-simbólica e valores.