Conheça a trajetória de Fernando Carlos Becker

4 de maio de 2022

Ex-aluno do Farroupilha, Fernando Carlos Becker assumiu a presidência da mantenedora do Colégio em 2010 e ocupou o cargo até o seu falecimento, em 2022. Sua ligação com o Farroupilha, porém, é de longa data. Nascido em Pelotas, ele mudou-se para Porto Alegre em 1943 ao lado dos pais, Jacob Carlos Becker e Agatha Irma Becker. Três anos depois, em 1946, seu pai tornou-se membro da ABE 1858 e assumiu o cargo de 2º tesoureiro.

Em 1944, Fernando Carlos Becker iniciou no 4º ano do Curso Primário do Colégio Farroupilha, no Velho Casarão. Foi ali que ele concluiu o Ginásio e o Curso Científico, em 1952. Como estudante da escola, fez parte do Clube Excursionista Serra do Mar (CESM), que tinha o objetivo de conhecer o Rio Grande do Sul por meio de excursões a cachoeiras, morros, praias e cavernas. A participação no CESM, em que produzia as atas das reuniões e organizava diversos eventos, foi fundamental para o seu futuro profissional, já que para a administração do Clube era preciso um grande envolvimento. Foi no Colégio Farroupilha que Fernando conheceu a sua esposa, Vera Maria Hemb. Ela foi aluna na instituição de 1944 a 1955. O casal tem três filhos, também ex-alunos: Fernando Augusto Becker, André Luiz Becker e Miguel Hemb Becker.

Formado em Engenharia Mecânica e Eletricista pela UFRGS, ele foi diretor da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), do Rotary Club São João de Porto Alegre e da Federação Gaúcha de Clubes Sociais, Esportivos e Culturais (FEDERACLUBES) e presidente da Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (SOGIPA). Tornou-se membro da ABE 1858 em 1982, atuando na diretoria como conselheiro e, dois anos depois, passou a exercer a função de segundo vice-presidente. Em 1995, tornou-se primeiro vice-presidente. Foi em 2010 que assumiu como presidente da mantenedora, cargo que ocupou voluntariamente até este ano.

Compromisso com o próximo

Em toda a sua trajetória profissional, Fernando Carlos Becker sempre esteve à frente de ações em favor das comunidades. Em seus 50 anos no Rotary Club São João, participou da organização e promoção de campanhas de auxílio e angariação de fundos para as Aldeias Cristãs SOS, e criou uma forma de participação mais efetiva nas plenárias realizadas, o que resultou na união dos membros da entidade e em ações concretas em prol de trabalhos comunitários.

Em parceria com o Rotary Club São João e a SOGIPA, promoveu a ação “A Paz une Caminhos”, que consistia na realização de torneios escolares esportivos, principalmente de atletismo, para descobrir jovens talentos entre oito e 16 anos, os quais eram encaminhados, posteriormente, para as equipes competitivas da SOGIPA. A competição reunia atletas de Porto Alegre, da Região Metropolitana e de outras cidades do Estado, e contava com o apoio da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul (FAERGS), da Faculdade Sogipa de Educação Física, da Federação do Desporto Escolar do Rio Grande do Sul (FDERS) e da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Distinção Fernando Carlos Becker

Em 2020, o Colégio Farroupilha instituiu a distinção Fernando Carlos Becker, em reconhecimento à empatia e à solidariedade. A importância de destacar ações coletivas e solidárias é também uma forma de reconhecer o compromisso social que a escola tem com a formação de cidadãos competentes, éticos e globais.O troféu é entregue na cerimônia de conclusão do Ensino Médio. Em 2021, os estudantes Eduardo Passos, Gabriel Thiessen e Thomas Trevisan Ribeiro receberam a distinção em reconhecimento aos projetos “Eggs 4 Life” (de autoria do estudante Eduardo), “English for Beginners” e “Passaporte Estudantil” (idealizados pelos estudantes Gabriel e Thomas).

Despedida e legado

Fernando Carlos Becker faleceu nesta quarta-feira, 04 de maio, aos 87 anos, em Porto Alegre. Em seus 12 anos na Presidência da ABE 1858, foi um grande incentivador dos esportes, do empreendedorismo e de movimentos que impulsionaram a qualificação dos espaços físicos do Colégio Farroupilha, favorecendo a aprendizagem dos estudantes, entre os quais estão a grande reforma ocorrida em 2012, que incluiu melhorias nos Laboratórios, no Auditório e nas salas de aula, entre outros espaços; a construção do Prédio D inaugurado em 2019; e a implementação, em 2021; da SmartFlower – sistema fotovoltaico; a reforma na Sede Campestre – que está em andamento; além de ações de voltadas à formação dos educadores e da revisão do Planejamento Estratégico da instituição.