Confira como foi a Semana Literária 2021

15 de julho de 2021

Entre os dias 05 e 15 de julho, os estudantes de todos os níveis de ensino participaram da Semana Literária. Encontros com autores, oficinas, jogos e contações de histórias fizeram parte da programação. As atividades aconteceram nas salas de aula (presencial e on-line) e na Biblioteca.

As turmas da Educação Infantil participaram de uma hora do conto com musicalização, na Biblioteca. As crianças conheceram a história O Pacote, escrita pela educadora Tânia Jacques.

As crianças de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais também estiveram na Biblioteca para participar da hora do conto da história O Pacote, e de um bingo literário, com algumas palavras ditas na história. Depois da brincadeira, um estudante de cada turma foi sorteado para levar para casa a Sacola Literária. Na próxima Hora do Conto, este estudante que será o contador da história.

A escritora Paula Taitelbaum, autora do livro Bichológico, participou de encontros via Google Meet com as turmas do 1º ano. Durante a atividade, contou a história, lida anteriormente pelos estudantes, e conversou com eles sobre o seu processo criativo para unir matemática, rimas, colagem e animais em um livro. Na obra, diferentes formas geométricas aparecem, conforme a narrativa, para completar as imagens dos animais.

As turmas do 7º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais realizaram a oficina Criando Histórias, com os escritores Antonio Navarro e Zuleika Escobar. A partir da exibição de cenas de diferentes filmes, eles falaram sobre as qualidades técnicas, psicológicas e estéticas que a narrativa precisa ter para prender a atenção do público. Além da escolha do protagonista e do antagonista, com características físicas e psicológicas definidas, uma narrativa com qualidade apresenta ingredientes essenciais, como início, meio e fim.

Já as turmas do Ensino Médio participaram de atividades on-line. Na terça-feira, dia 06 de julho, os estudantes da 1ª série tiveram a palestra Memórias de um não-leitor arrependido, com o escritor Eduardo Krause. Na quarta-feira, dia 07, as turmas da 2ª série assistiram à peça  Off Hamlet, da Cia. Práxis Arte, de São Paulo, e, na sequência, conversaram com o elenco. E na segunda-feira, 12, as turmas da 3ª série participaram de um encontro com a escritora portuguesa Isabela Figueiredo, autora do livro Caderno de Memórias Coloniais. A autora respondeu a perguntas dos estudantes sobre a sua trajetória e inspirações literárias. “A leitura é uma escola silenciosa, que nos traz ensinamentos. A literatura é uma cópia da realidade”, destacou Isabela, que se prepara para lançar o seu próximo romance no mês de novembro, em Portugal.