Confira como foi a Rodada Sustentável Farroups

3 de junho de 2022

Entre os dias 30 de maio e 03 de junho aconteceu a Rodada Sustentável Farroups. Durante toda a semana, os estudantes, os educadores e as famílias puderam participar de uma programação especial para refletir e praticar a sustentabilidade. Na próxima quarta-feira, 08/06, acontecerá a oficina externa “Não existe fora – Case de Economia Circular em Porto Alegre”, transferida em virtude do Desfile dos Jogos Farroupilha (saiba mais abaixo).

As turmas do 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais participaram da Oficina Recre Criativa, promovida pela equipe da Recreação do Colégio. Cada criança trouxe de casa duas garrafas PET pequenas para a confecção de estojos.

O ex-aluno, escritor e ilustrador Carlos Augusto Pessoa de Brum, o Cadu, realizou um workshop com as turmas do Farroups+ do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, durante a oficina Creative Minds, e com os estudantes do Grêmio Estudantil Farroupilha (GEF). O grupo auxiliou na criação de personagens e ícones que serão transformados em adesivos autocolantes para os uniformes doados para a Feira de ReÚso. A entrega das peças será feita na Semana da Criança, no mês de outubro, em parceria com o Instituto Victória Nahon, em uma instituição a ser definida.

A Feira Verde (Feira Orgânica) retornou ao Farroupilha depois de dois anos. Aberta a comunidade escolar, ela contou com expositores de frutas e vegetais, doces e produtos artesanais. No saguão do Prédio D, foi possível visitar a exposição Paisagens Cósmicas: da Terra ao Big-Bang.  A exposição contou com 21 painéis. O maior deles, com aproximadamente cinco metros de comprimento, representa a evolução do Universo desde o Big-Bang até os dias atuais e dos dias atuais até um futuro daqui a 5 bilhões de anos, com as previsões sobre a evolução de nosso Sol e de nosso planeta. Os demais painéis menores apresentam aspectos do Universo, tendo como fio condutor o aumento das distâncias em relação ao planeta Terra.

Diferentes oficinas livres foram oferecidas aos estudantes dos Anos Finais e do Ensino Médio, aos educadores e às famílias. No Espaço Maker, o professor Roger Pereira ministrou a oficina “A pistola de cola quente estragou? Aprenda a consertar seus equipamentos!”. Os participantes trouxeram um utensílio para tentar consertar e aprenderam sobre as principais ferramentas manuais utilizadas para a manutenção de equipamentos de pequeno porte, como utensílios domésticos, brinquedos e eletrônicos.

“Rios voadores: por que preservar a Floresta Amazônica?” foi o tema da oficina ministrada pelo professor Saul Chervenski, no Laboratório de Ciências Humanas. Na atividade foi possível compreender o ciclo da água que envolve a Floresta Amazônica e a sua importância para o Brasil. No Laboratório de Biologia, um grupo de estudantes colocou a mão na massa na oficina “Construa sua própria composteira”, desenvolvida pela professora Taniele Persch e pelo auxiliar de ensino Miguel Santos da Silva. Com potes plásticos, as alunas confeccionaram uma composteira e puderam levá-la para casa.

O professor do Laboratório de Física, Gentil César Bruscato, ministrou duas oficinas: na de “Robótica Livre – Descarte de lixo eletrônico”, os participantes desmontaram um computador para compreender a separação dos diferentes componentes para um descarte correto; já na oficina “Instalação Elétrica Sustentável”, algumas famílias, ao lado de estudantes e educadores, realizaram uma prática de instalação elétrica, com ênfase nos cuidados com o uso das instalações e nas atitudes que podem reduzir o consumo de energia elétrica.

A casa do projeto LAR – Laboratório Aberto de Residência foi reinaugurada no início da noite de quarta-feira, 1º de junho, com uma atividade para estudantes, educadores e famílias). Quem estava circulando pelo Pátio foi convidado a refletir sobre quais tipos de plantas vivem melhor, de acordo com as diferentes posições solares. O participante precisou descobrir em qual dos quatro cantos da casa cada tipo de planta – samambaia, bonsai, musgo ou violeta – deveria ser colocado para viver bem, por meio de um quiz. Ao final, todos puderam levar para casa uma das mudas.

Nova data da oficina externa “Não existe fora – Case de Economia Circular em Porto Alegre”

Em virtude do Desfile da 48ª edição dos Jogos Farroupilha, a oficina da Rodada Sustentável Farroups, “Não existe fora – Case de Economia Circular em Porto Alegre” será realizada na próxima quarta-feira, 08 de junho, das 14h30 às 16h, na Arco (Av. Amazonas, 731 – Bairro São Geraldo), para estudantes dos Anos Finais e do Ensino Médio e educadores.

O Colégio oferecerá um ônibus para os estudantes dos Anos Finais e do Ensino Médio e os educadores que tenham interesse em participar da proposta. A saída será às 14h.

INSCREVA-SE AQUI!

Na oficina, serão apresentados os processos de uma empresa que coleta 120 toneladas de resíduos ao mês. Os participantes poderão conhecer, in loco, o ciclo completo, desde a geração do resíduo até a transformação deste em novos produtos. A oficina será conduzida por representantes das empresas ARCO e Preza, as quais se uniram para garantir a reciclagem de resíduos na cidade de Porto Alegre.