Comunidade escolar participa de Simultânea com Grande Mestre de Xadrez

20 de maio de 2022

A movimentação do Centro de Alimentação e Convivência foi diferente no final da tarde desta sexta-feira, 20 de maio. O local foi palco para uma Simultânea de Xadrez, partida disputada pelo tricampeão brasileiro e Grande Mestre Internacional Alexandr Fier contra 30 jogadores ao mesmo tempo.

“Achei fenomenal esse evento. Eu acompanho a carreira do Fier e de outros grandes mestres brasileiros há bastante tempo e incentivo muito meus filhos a jogarem. Isso facilita toda a parte de raciocínio, de cálculo, tem ajudado muito no Colégio”, comentou Alexandre Andrade, pai de estudantes e o jogador que passou mais tempo na partida.

Ao se apresentar, Fier lembrou que gostava muito de jogar quando criança e que o Xadrez o possibilitou grandes amizades, trabalhar com algo que gosta e conhecer mais de 50 países.

“Achei muito bacana o convite do Farroupilha. A criançada está aprendendo bem e daqui a pouco vai começar a dar trabalho”, destacou Alexandr Fier sobre a partida.

Participaram do desafio estudantes e familiares da Atividade Extracurricular de Xadrez, além de alunos e educadores que se inscreveram para o desafio.

“Eu jogo xadrez casualmente há bastante tempo e quando vi a oportunidade me inscrevi na hora. É realmente outro nível de xadrez, às vezes ele faz uma jogada e tu não entendes na hora, mas uns três ou quatro lances depois, é xeque mate”, falou Henrique Sangiovanni, da 2ª série do Ensino Médio.

A partida teve uma hora e quatorze minutos de duração. Ao final, todos os competidores puderam levar para casa um tabuleiro autografado por Fier.

“Eu achei ótima a experiência, não é todo dia que você tem a oportunidade de jogar com um dos melhores do Brasil”, avaliou Mandeli Vainstein, pai do estudante Pedro Vainstein, do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, que também participou do evento.