Institucional, Notícias

Relembre as ações comemorativas aos 160 anos da ABE 1858

21 de março de 2019

Para marcar os 160 anos da Associação Beneficente e Educacional de 1858, diferentes eventos e atividades foram realizadas com a comunidade escolar:

Memórias Compartilhadas – Livros e Exposição

O Colégio Farroupilha, o Hospital Moinhos de Vento, o Grêmio Náutico União, a Sogipa, o Shopping Iguatemi e o Hotel Plaza São Rafael receberam, ao longo do ano de 2018, a exposição “Memórias Compartilhadas: uma viagem às origens da ABE 1858”, que recontou a trajetória da Associação e abordou aspectos da história da educação no Rio Grande do Sul. A exposição mostrou trechos da história do Rio Grande do Sul, como a chegada dos imigrantes alemães, o crescimento dos bairros e os avanços na área da educação. Além disso, a mostra trouxe documentos e uniformes antigos do Farroupilha, convidando para uma viagem no tempo dos principais fatos que marcaram o Colégio Farroupilha e a ABE 1858. O lançamento aconteceu no dia do aniversário do Colégio Farroupilha e da ABE 1858, 21 de março.

Além da exposição, um livro com o mesmo nome foi escrito pela assessora do Memorial Farroupilha, Alice Jacques, e ilustrado pelo ex-aluno, escritor e ilustrador Carlos Augusto Pessoa de Brum, o Cadu. A obra retrata, com desenhos e fotos antigas, a história de Cecília, uma menina que ao ajudar a sua avó Érika a organizar um álbum de fotos, embarca em uma aventura de 160 anos. O livro foi entregue aos educadores, às crianças da Educação Infantil e aos estudantes dos Anos Iniciais, Anos Finais e do Ensino Médio. Clique aqui para acessar o livro.

Já em 21 de março de 2019, foi lançada uma obra que compila toda a história contada na exposição. Com fotos  e documentos históricos, o livro “Memórias Compartilhadas: Uma viagem pelas origens da ABE 1858” passou a fazer parte da política de brindes institucionais, sendo entregue a pessoas que fazem parte dessa trajetória. Conheça aqui a publicação.

Programa Alumni

Uma das ações especiais em comemoração aos 160 anos da Associação Beneficente e Educacional de 1858 (ABE 1858) foi o lançamento, também em março, do Alumni Farroupilha, programa de relacionamento que tem como principal objetivo manter próximas pessoas que estudaram no Colégio. O Programa é gratuito e reúne ações, atividades e eventos voltados para os ex-alunos, como reencontros de formandos, visitas e utilização de espaços do Farroupilha, e acesso a eventos promovidos pela escola. Os ex-alunos receberão o “Cartão Alumni”, que, além de conter a identificação, libera a entrada ao Colégio Farroupilha em dias de eventos destinados a esse público e dá acesso a benefícios na rede de parceiros Alumni Farroupilha.

Jantar Baile

No mês de abril, famílias, educadores e ex-alunos estiveram no Jantar Baile dos 160 anos, na Associação Leopoldina Juvenil. A Banda “Blue Jeans” animou a noite e o jornalista e ex-aluno Túlio Milman fez o cerimonial.

Inteligência Coletiva com Leandro Karnal

No mês de agosto, o professor e historiador Leandro Karnal foi o convidado da sétima edição do evento, com a palestra “Fatores comportamentais que travam o desenvolvimento humano”. Além disso, educadores do Colégio Farroupilha desenvolveram workshops que abordaram diferentes práticas pedagógicas, inovação, tecnologia e metodologias.

Farroupilha Run

Atletas de grupos de corrida, educadores, estudantes, famílias e ex-alunos participaram da Farroupilha Run – edição comemorativa aos 160 anos da ABE 1858 no mês de novembro. As largadas, de 11km e 4km, foram no Hotel Plaza São Rafael e na Sogipa, respectivamente. Os dois locais são parte da história da ABE 1858 e do Colégio.  O ponto de chegada de ambos os trajetos foi na Pista Atlética do Colégio.

Crianças de três a 11 anos também tiveram um momento na Farroupilha Run, com a Corrida Kids, na Pista Atlética. Foram disputadas as provas 40m, 50m, 100m, 150m e 200m em linha reta, nas categorias masculina e feminina, divididas por idade (3 anos, 4 anos, 5 anos, 6/7 anos, 8/9 anos, 10/11 anos).