Institucional, Notícias

Colégio Farroupilha instala sistema fotovoltaico

19 de março de 2021

Como parte das comemorações pelos 135 anos, o Colégio Farroupilha instalou, próximo ao Prédio B – Acesso 2 (Recepção Administrativa), um sistema fotovoltaico. A SmartFlower é um equipamento que capta a energia solar por meio das suas pétalas, que se movem na direção da maior incidência dos raios solares, e gera, mensalmente, 500 kWh de energia elétrica.

Na falta de incidência solar – quando o sol se põe e em dias de chuva, por exemplo – as pétalas recolhem-se, e um processo de autolimpeza da SmartFlower é iniciado. O sistema possui proteção automática contra ventos fortes e chuva de granizo. Lançado em 2014, na Europa, o equipamento é 40% mais eficiente na produção de energia, em comparação aos sistemas fotovoltaicos tradicionais.

O compromisso com a sustentabilidade é um dos valores do Colégio Farroupilha, expresso na responsabilidade com a preservação de recursos econômicos, sociais, culturais e ambientais. Além da SmartFlower, a instituição conta com uma usina solar composta de 1.355 painéis solares, cada um deles com 380 watts de potência. O novo equipamento também será utilizado em atividades pedagógicas, para que os estudantes aprendam como a energia solar é transformada em energia elétrica.

No vídeo abaixo, o professor de Física do Ensino Médio, Luciano Mentz, explica sobre o funcionamento da SmartFlower.

Compartilhe