Feira de ReÚso já distribuiu mais de 19 mil peças de uniformes

13 de julho de 2021

Iniciativa de um grupo de pais da unidade Três Figueiras, a Feira de ReÚso já distribuiu, desde a sua primeira edição, em outubro de 2015, 19.269 peças de uniformes entre a comunidade escolar. A proposta da iniciativa é possibilitar que as peças sejam destinadas a outros estudantes.

A última edição, realizada no meses de maio e junho, no estacionamento da unidade Três Figueiras, distribuiu 5.592 peças às famílias de todos os níveis de ensino.

As famílias podem doar as peças de uniformes durante todo o ano, em uma caixa localizada na Recepção de Alunos. É importante que os uniformes que serão doados pelas famílias – independente das condições de uso – sejam lavados antes da entrega.

Trabalho de responsabilidade social

Neste ano, as 3.100 peças que não tiveram saída na Feira serão doadas para crianças e adolescentes carentes. Diferentes famílias foram as responsáveis por auxiliar na aquisição de adesivos termocolantes que, por segurança, foram colados em cima da marca do Colégio Farroupilha.  Na segunda-feira, 12 de julho, o grupo de pais da Feira e os estudantes do Grupo de Voluntariado do Colégio se reuniram para montar kits com camisetas, calças, bermudas e agasalhos.

A primeira ação de distribuição dos kits acontecerá no sábado, 17 de julho, e contemplará os atendidos do Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA), localizado na Lomba do Pinheiro. A iniciativa conta com a parceria do Instituto Victória Nahon e dos estudantes do Grupo de Voluntariado do Colégio.

Haverá, também, a doação de peças para as instituições do projeto Você tem um minuto?, desenvolvido com os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais: SOS Aldeias Infantis, Centro São João Calábria, Abrigo Sabiá 7, Abrigo João Paulo II, Ação Social de Fé, SPAAN, Pão dos Pobres e Asilo Padre Cacique.

Já as peças de uniformes que estão rasgadas ou manchadas serão destinadas ao SESC, para a produção de retalhos de tecidos que são utilizados para a produção de outros produtos.

Os números da Feira de ReÚso:

Outubro de 2015: 756 peças distribuídas
Maio de 2016: 822 peças distribuídas
Outubro de 2016: 954 peças distribuídas
Maio de 2017: 1480 peças distribuídas
Outubro de 2017: 1212 peças distribuídas
Abril de 2018: 1356 peças distribuídas
Outubro de 2018: 1486 peças distribuídas
Abril de 2019: 3259 peças distribuídas
Outubro de 2019: 2353 peças distribuídas
Junho de 2021: 5591 peças distribuídas

* Em 2020 não foram realizadas as feiras, em função da pandemia do coronavírus.