Existe água na Lua?
Sim, existe! Mas não em estado líquido nem na superfície lunar.
Pesquisas realizadas pela espaçonave Lunar Prospector, em 1997, descobriram a presença de cristais de gelo no fundo de crateras nos polos da Lua. E não é pouca quantidade! Estima-se que há mais de 11 bilhões de litros – o que equivale a cerca de 4.400 piscinas olímpicas cheias.
Talvez você esteja se perguntando como essa água foi parar lá, não é mesmo? Bom, ela foi originada de um bombardeio de cometas, ocorrido há bilhões de anos.
É válido dizer, ainda, que, durante o período de insolação, a temperatura da superfície da Lua atinge 123 °C, o que faria a água evaporar para o espaço, caso não estivesse nas crateras dos polos lunar.
Esta postagem faz parte do #FarroupilhaCompartilha, um movimento que tem como objetivo disseminar conhecimento entre toda a comunidade.
A pergunta foi enviada pela estudante do 5º ano B, Marina Balinski. Contribuiu para a postagem o professor Gentil Bruscato, responsável pelo Laboratório de Física e pelo Clube de Astronomia do Colégio Farroupilha. #soufarroupilha #colegiofarroupilha