Ex-aluna conta sobre a experiência em estudar na Alemanha

21 de outubro de 2021

No mês de agosto, Marina Messinger Pakter, formada em 2020 no Colégio Farroupilha, começou as aulas (relembre aqui) no Studienkolleg de Mettingen, que fica na cidade de Mettingen, na Alemanha. Durante dois semestres, a ex-aluna fará o M-Kurs, curso preparatório, direcionado às áreas médicas. As aulas acontecem diariamente das 8h10 às 13h15 e, em duas ou três vezes na semana, até as 15h35.

O currículo inclui as matérias de Alemão (como língua estrangeira), Física, Química, Latim, Religião e dois blocos separados de Biologia (neurologia e genética). “Percebo que tenho uma vantagem em comparação aos outros colegas, porque já vi boa parte a matéria no Colégio. Então, agora, eu preciso aprender o conteúdo em Alemão, porque entender e conhecer os conteúdos já tive no Farroupilha”, contou. A turma da ex-aluna possui 23 estudantes, de vários países. “Os recreios acabam sendo uma aula de atualidades. Falamos e aprendemos muito sobre as diferentes culturas, religiões e países”, disse.

Marina mora com outras seis estudantes: outra brasileira, duas iranianas, uma argentina, uma síria e uma venezuelana. “Só nestes dois meses que estou aqui, aprendi muitas coisas novas: a morar sozinha, a ter aula e fazer temas completamente em Alemão, a fazer amigos com culturas e costumes diferentes dos meus, e muito mais”, destacou.