Tecnologia Educacional

A tecnologia é um importante aliado para que os estudantes possam explorar os conteúdos de forma interativa e dinâmica e, assim, produzir e construir o conhecimento. O Colégio Farroupilha, atento ao contexto mundial de inovação, implementa novidades constantes neste âmbito.

O setor de Tecnologia Educacional do Colégio é formado por uma equipe que está sempre explorando novas ideias, dispondo de recursos inovadores tecnológicos na área educacional, auxiliando os professores no processo de ensino-aprendizagem a diversificarem suas aulas, contribuindo para a inovação de suas práticas, viabilizando a incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas ações do cotidiano do Colégio com o intuito de propiciar uma melhor aprendizagem aos estudantes.

O setor de TE atua em parceria com os professores das diferentes áreas do conhecimento para integrar diversas tecnologias em atividades e projetos que propiciem a reflexão e o pensar sobre o conhecimento da sociedade contemporânea. Integrado em todos os níveis de ensino, o setor de TE completa o estudo dos demais componentes curriculares e incentiva os estudantes na utilização consciente das TICs.

No currículo do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, o setor está presente na disciplina de Pensamento Computacional e, no 6º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, com a disciplina de Cultura de Inovação.

Confira, abaixo, alguns projetos e atividades desenvolvidas pelo setor de TE:

Desde 2017, o Farroupilha utiliza o Google Workspace for Education, um espaço com diversas ferramentas e recursos que proporcionam um ambiente de aprendizado virtual interativo e colaborativo ampliando possibilidades e inovando nos processos e metodologias de ensino e aprendizagem com o compartilhamento de conteúdos e centralizando a gestão educacional.

As ferramentas e recursos Workspace têm como base conceitos-chave para a educação contemporânea, como a colaboração, a integração de ferramentas, a comunicação e o estímulo à pesquisa. Elas aproximam estudantes e professores em um ambiente dinâmico que faz parte do cotidiano dos alunos, potencializando os processos de ensino e aprendizagem.

O programa Aluno Tutor Google for Education tem como objetivo tornar os estudantes protagonistas da cultura de inovação e da promoção das tecnologias Google for Education no colégio. O programa é dividido em três etapas: curso on-line sobre as ferramentas G-Suit for Education; aplicação dos conhecimentos obtidos em tutorias e na criação de vídeos; difusão da cultura digital para toda a comunidade escolar. Cada etapa tem duração de um semestre.

Cada estudante recebe um certificado vitalício da Google e uma formação continuada em ferramentas digitais e educação midiática proporcionada pelo Instituto Palavra Aberta, em parceria com o Grupo Inicie Educação.

O evento acontece desde 2013 no Colégio e procura proporcionar aos estudantes e educadores do Farroupilha um momento de interação com atividades inovadoras e oficinas, conectando saberes e habilidades de cunho lógico, maker, pensamento computacional e diversas novidades da área de tecnologia que agregam aporte nos processos de ensino.

O setor de TE realiza formações para educadores com foco no planejamento de aulas e atividades pedagógicas, fornece uma mentoria individualizada do uso de ferramentas digitais até a sua implementação em sala de aula, e ministra cursos e certificações, através da parceria com a Inicie Educação. Todos os educadores podem participar de cursos on-line preparatórios para obterem as certificações de educadores Google.

Além disso, a equipe promove oficinas temáticas com estudantes e educadores, de acordo com a demanda e a proposta pedagógica do Colégio, sempre atenta às novidades e aplicabilidade das ferramentas digitais.

No blog da TE, há tutoriais, licenças de aplicativos e ferramentas utilizadas para o planejamento das aulas. Acesse aqui e conheça.

O setor de Tecnologia Educacional atua junto aos diversos setores do Colégio para auxiliar, também, em soluções que envolvem questões de logística de processos, garantindo a automação de diversas demandas, facilitando a pesquisa, o compartilhamento de informações e a comunicação entre os setores envolvidos.

Entre as contribuições do setor de TE estão o auxílio ao controle de saída dos estudantes e ao processo do fluxo de pessoas durante a realização dos exames de Cambridge.

Para auxiliar no desenvolvimento e na aplicação dos mais variados projetos que utilizam tecnologias educacionais, o setor dispõe de equipamentos variados, como iPads, Chromebooks, notebooks, e lousa digital, o que agrega valor à prática educativa em sala de aula.

O Espaço Maker estimula a criatividade e a independência dos estudantes e está aliado aos conteúdos e as competências curriculares. É um lugar  para o estudante colocar as mãos na massa e tirar as ideias do papel. Construído no 3º andar, é equipado com diversas ferramentas e maquinário digital que, junto com o professor especializado, ajudam as turmas na realização de diversos projetos, desenvolvendo ainda mais suas várias habilidades. No Espaço Maker é ministrada a disciplina Cultura de Inovação, para os estudantes de 6º e 7º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais.

Pensamento crítico, colaboração, criatividade, resolução de problemas e pensamento computacional: são as cinco habilidades trabalhadas com as turmas de 1º a 4º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, durante as aulas de Pensamento Computacional. Além de serem apresentados aos conceitos de programação, os estudantes aprendem a pensar como um desenvolvedor, a programar em grupo, a construir uma sequência baseada em uma história conhecida, a projetar usando sequências e a descrevê-las a partir de exemplos do cotidiano.