Proposta Pedagógica


Educamos para formar cidadãos competentes, éticos e globais.  Consideramos que o estudante é competente quando alia seu conhecimento à prática, sendo capaz de tomar decisões sobre um assunto que domina. A forma como ele estabelece relações com esse conhecimento deve ser ética e pautada pelo respeito a si e ao outro. Ao buscar formar cidadãos globais, esperamos que o estudante tenha condições de conhecer e de transitar por diversas realidades, sendo livre para atuar naquela em que desejar.

Dessa forma, atuamos a partir do reconhecimento das características e potencialidades de cada um e acreditamos que todos, ao empreenderem os seus projetos de vida, estão também (re)criando o mundo em que vivem. Por isso, o estudante está no centro de toda a proposta pedagógica da escola e, ao seu redor, encontram-se os processos pedagógicos que alicerçam as experiências proporcionadas a ele.  

O infográfico, que representa a proposta pedagógica da escola, apresenta quatro camadas ao redor do estudante, centro de todo processo. A camada mais externa representa a missão da instituição (educar para formar cidadãos competentes, éticos e globais), seguida dos valores institucionais (bom relacionamento, busca pela excelência, disciplina e organização, eficiência e empreendedorismo e compromisso com a sustentabilidade), do currículo (orientado pelas Matrizes Curriculares e Socioemocionais)  e, finalmente, das três competências estratégicas (Criatividade e Inovação, Protagonismo e Liderança e Pesquisa). 

A esfera deve ser lida da camada dos valores da escola para o centro e depois do centro para as margens, com o entendimento de que o estudante vivencia experiências que proporcionam a ele uma atuação “de dentro para fora” ou seja, “da escola para o mundo”, sem criar fronteiras entre esses âmbitos.

Os valores da instituição servem como base para as práticas pedagógicas e ações da escola como um todo. Assim, iniciamos a leitura da esfera tendo a consciência de que todo o processo pedagógico desenvolvido tem como pilares os cinco valores. Esse processo contempla a dinâmica curricular da instituição – desdobrada nas Matrizes Curriculares e Socioemocionais. São essas matrizes que orientam o currículo praticado e representam tudo o que o estudante precisará desenvolver ao longo da trajetória escolar.

Ainda como complemento às competências curriculares e socioemocionais elencadas nas Matrizes, outras competências estratégicas foram eleitas como fundamentais para a atuação dos estudantes no mundo globalizado. Essas competências atravessam as Matrizes e compõem a identidade do egresso do Colégio Farroupilha, que precisa criar e reinventar propostas, possibilitando a resolução de problemas (Criatividade e Inovação); demonstrar autoconhecimento e proatividade contribuindo com ideias e ações, assumindo suas escolhas e posicionando-se frente às mais diversas situações (Protagonismo e Liderança) e investigar acerca de diferentes temas, de maneira curiosa, utilizando conhecimentos científicos para a elaboração de hipóteses e resolução de problemas (Pesquisa). 

Ao continuarmos a leitura da esfera, o estudante novamente é visto como essência da proposta pedagógica da instituição. Assim, retoma-se a missão da escola de formarmos cidadãos competentes, éticos e globais. Esse sujeito egresso do Colégio Farroupilha demonstra condições de atuação nos diferentes âmbitos que desejar, e, por isso, a proposta pedagógica está em constante atualização, atendendo às demandas da atualidade e movimentando-se junto às novas tecnologias, às ciências, às práticas esportivas e culturais. 

Diante desse desafio, buscamos possibilitar que o Colégio seja um espaço que valorize o diálogo, a escuta e a pluralidade de saberes e pontos de vista. Essa pluralidade expressa-se tanto nos conteúdos curriculares quanto no ambiente relacional cotidiano, no qual as diferenças são respeitadas e valorizadas, constituindo um contexto extremamente potente na formação de cidadãos com visão para além do seu mundo privado e imediato.

ACESSE E SAIBA MAIS:

Currículo Complementar

NÍVEIS DE ENSINO

Educação Infantil

Anos Iniciais

Anos Finais

Ensino Médio