Centro de Cambridge e Línguas Adicionais


O Centro de Cambridge e Línguas Adicionais do Colégio Farroupilha atua, junto à área de Linguagens, no ensino das três línguas adicionais oferecidas no currículo escolar: Alemão (a partir do 5º ano do Ensino Fundamental), Espanhol (opcional para o Ensino Médio) e Inglês (a partir da Educação Infantil).

Desde 2010, o ensino desses idiomas, no Farroupilha, tem como parâmetro o Quadro Comum Europeu de Referência, que determina o que cada estudante é capaz de realizar em cada etapa de seu aprendizado. Entre os principais diferenciais desse formato estão:

–  Organização dos grupos por faixa etária e grau de proficiência: possibilita a divisão das turmas de um mesmo ano ou série em grupos de acordo com o nível de conhecimento dos estudantes.

Exames de proficiência certificados por instituições internacionais: possibilitam aos estudantes, ao final de cada ano letivo, testarem seus conhecimentos dos idiomas, a partir de avaliações preparadas e corrigidas por instituições internacionais, como Cambridge, Instituto Cervantes, em nome do Ministério da Educação e Formação Profissional da Espanha, e Ministério da Cultura alemão. Os certificados, reconhecidos mundialmente, podem compor o portfólio do estudante e ser utilizados para além da vida escolar, seja para o ingresso em uma universidade estrangeira, seja para facilitar a vivência em intercâmbios, entre outros aspectos.

Aulas estruturadas em seis eixos: ao seguir o Quadro Comum Europeu de Referência, o Farroupilha estrutura o ensino das línguas adicionais nos eixos de expressão oral, leitura e interpretação de textos, aspectos de linguagem, produção escrita, dimensão estético-simbólica e valores.

O Colégio Farroupilha é referência internacional por ser o primeiro colégio do mundo a incorporar a metodologia e a preparação para os exames de Cambridge no currículo escolar (em 2010). A escola também é a primeira do Rio Grande do Sul a ser Centro Aberto Autorizado de Cambridge, recebendo uma certificação para aplicar os exames da renomada instituição britânica a estudantes e candidatos externos, bem como para atuar no desenvolvimento de preparations centres (polos de aplicação dos exames de Cambridge em cidades do Rio Grande do Sul).

Os exames de Cambridge English Language Assessment são imparciais, avaliados por um órgão da Universidade de Cambridge; completos,  abrangem as quatro habilidades linguísticas: ler, ouvir, falar e escrever; e pragmáticos, baseiam-se em situações de comunicação do dia a dia. Os certificados de Cambridge são reconhecidos internacionalmente e podem decidir processos seletivos (estágios, bolsas de estudo, empregos), além de facilitar o acesso ao ensino superior e a cursos de pós-graduação no Brasil e no exterior, não perdendo a validade e sendo, portanto, diferenciais profissionais. Os exames são:

Pre A1 Starters (antigo YLE Starters): é a primeira das três qualificações Cambridge English para crianças dos sete aos 12 anos.
A1 Movers (antigo YLE Movers): é a segunda das três qualificações Cambridge English para crianças dos sete aos 12 anos.
A2 Flyers (antigo YLE Flyers): é o terceiro das três qualificações Cambridge English para crianças dos sete aos 12 anos.
A2 Key for Schools (antigo KET for Schools): certificação que comprova que o estudante consegue aplicar o inglês para se comunicar em situações simples.
B1 Preliminary for Schools (antigo PET for Schools): certificação que comprova que os estudantes têm o domínio básico do idioma.
B2 First (antigo FCE): é aceito por milhares de empresas e instituições educacionais em todo o mundo e comprova que o estudante tem as habilidades de aplicar o idioma para viver e trabalhar em um país com o inglês como língua nativa ou frequentar cursos oferecidos no idioma.
C1 Advanced (antigo CAE): o certificado é a comprovação de alto nível de conhecimento em inglês e é aceito por mais de oito mil instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais em todo o mundo.
C2 Proficiency (antigo CPE): é a certificação de mais alto nível, que comprova que o estudante possui pleno domínio do inglês.
TKT (Teaching Knowledge Test): qualificações em módulos para professores de inglês testarem o seu conhecimento em áreas específicas do ensino do idioma. Após obter a certificação, o professor pode se preparar para outras qualificações de Cambridge English, como o CELTA e o DELTA.

*Fonte: Cambridge Assessment English – https://www.cambridgeenglish.org

Além de todo o contexto histórico-cultural que envolve  fundação do Colégio Farroupilha e a existência da Língua Alemã no currículo, há outros motivos que fazem com que o ensino dessa língua estrangeira seja de fundamental importância, já que seu estudo e, por consequência, da cultura alemã propicia ao estudante uma ampliação do seu conhecimento de mundo. No Farroupilha, as aulas de Língua Alemã iniciam no 5º ano do Ensino Fundamental e, a partir da 1ª série do Ensino Médio, os estudantes podem optar por seguir estudando esse idioma ou aprender a Língua Espanhola.

Em 2017, o Colégio Farroupilha recebeu a placa Pasch-Schule, que simboliza a parceria entre o Colégio e o Ministério da Cultura alemão. Essa distinção reflete o sucesso obtido pela instituição que, desde 2015, é membro do grupo “Escolas Parceiras do Futuro”. As escolas participantes desse grupo, além de terem a Língua Alemã em seu currículo, são autorizadas a aplicar exames de proficiência no idioma.

O Colégio Farroupilha também oferece a possibilidade de intercâmbio para a Alemanha durante as férias de inverno. Os exames de proficiência em Língua Alemã oferecidos são:

  • Internationalen schulischen Vergleichsarbeiten 1
  • Internationalen schulischen Vergleichsarbeiten 2
  • Deutsches Sprachdiplom I – B1

Todos os exames de Língua Alemã realizados no Farroupilha são financiados pelo governo alemão, pela parceria Pasch-Schule.

A Língua Espanhola entrou no currículo do Colégio Farroupilha na década de 1990. Hoje, ela é oferecida aos estudantes do Ensino Médio, que além de estudarem Inglês, podem optar pelos idiomas Alemão ou Espanhol. Os estudantes que optam pela Língua Espanhola são convidados, na 3ª série, a prestar o exame de proficiência Diplomas de Español como Lengua Extranjera (DELE), nos níveis A1, A2 ou B1, dependendo da proficiência linguística de cada estudante.