Destaque no XIV Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito

10 de novembro de 2021

O Colégio Farroupilha conquistou o 2º lugar na categoria Professor do XIV Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito, com o projeto “Dirigindo no Farroups: um trânsito mais seguro no Colégio Farroupilha”. A cerimônia de premiação aconteceu na manhã de quarta-feira, 10 de novembro, na Prefeitura Municipal de Porto Alegre e a escola foi representada pela gerente de Comunicação e Relacionamento, Sabrina Onzi Gomes.

A edição teve mais de 200 trabalhos inscritos. Criada em 2007, a premiação busca estimular estudantes e instituições de ensino públicas e privadas da Capital, profissionais da comunicação e público em geral a adotar comportamentos e hábitos para tornar o trânsito mais civilizado e humano nas vias públicas.

Saiba mais sobre o projeto do Colégio Farroupilha:

Em 2019, a escola fez um levantamento sobre a percepção da comunidade escolar em relação ao trânsito nas ruas próximas à instituição, e conversou com os educadores responsáveis pelo estacionamento e segurança, com os Bombeiros que prestam apoio na travessia da faixa de segurança e com estudantes do Grêmio Estudantil Farroupilha (GEF). A partir disso, foram estabelecidos os principais pontos que deveriam ser abordados na campanha: área de embarque e desembarque, utilização correta da faixa de segurança, respeito ao limite de velocidade, parada em fila dupla e uso do estacionamento.

Em função da pandemia do coronavírus, a ação foi lançada no mês de maio deste ano. O conceito foi inspirado na série de videogame Minecraft, que faz sucesso entre o público em idade escolar. As crianças dos Níveis 4 e 5 da Educação Infantil e os estudantes do 1º ao 5º ano dos Anos Iniciais receberam o jogo de tabuleiro “Dirigindo no Farroups: um trânsito mais seguro” e levaram para casa para jogar com as famílias, além de um flyer informativo. Além disso, um encarte, com passatempos e desenho para colorir, integrou uma das edições da Revista Farroupilha, que é distribuída entre a comunidade escolar.

A conscientização para um trânsito seguro acontece, ainda, por meio de vivências, brincadeiras e observações de diferentes espaços, seja no colégio, em locais como a Minicidade, no quarteirão ou na cidade, os estudantes são incentivados a buscar soluções para os problemas encontrados. Essas ações auxiliam no desenvolvimento de valores, orientando sobre os direitos e os deveres de cada um e motivando para o cumprimento das regras de segurança.

Além disso, foram desenvolvidas peças para os canais digitais da escola – Facebook e Instagram – para as TVs corporativas e newsletter semanal, com diferentes orientações para a comunidade escolar.