19 de outubro de 2020

Aplicativo Filho sem Fila | Farroupilha

Como uma alternativa para este contexto em que há a necessidade de redução de fluxo nas recepções e nos espaços da escola, foi implementado, ainda em 2020, o aplicativo Filho sem Fila*.

Para 2021, todas as famílias de Educação Infantil e Anos Iniciais deverão incorporar a utilização da ferramenta em sua rotina. Ao chegar na escola, o aplicativo irá gerar um QRcode, que será lido pela equipe de Atendimento. Tal tecnologia possibilitará a organização das crianças, por ordem de chegada dos responsáveis, e dinamizará o processo.

Importante: O uso do aplicativo não substitui o crachá, que continua obrigatório para o acesso ao Colégio Farroupilha.

* Disponível na App Store (sistema iOS) e na GooglePlay (sistema Android): Filho sem Fila | Farroupilha.

EDUCAÇÃO INFANTIL

Prédio C
As famílias da Educação Infantil cujas crianças têm atividades no prédio C (Jardim) poderão optar pelo sistema de drive-thru no início e no final do turno de aula. A alternativa, que poderá ser utilizada apenas pelas famílias que estiverem fazendo uso do aplicativo Filho sem Fila, irá acontecer no estacionamento do local, onde um grupo de educadores da escola estará à disposição para auxiliar nos processos de entrada e saída das crianças.  O familiar que não tiver feito o chamado pelo app deverá direcionar-se para o estacionamento principal e, então, retornar ao prédio C para buscar a criança caminhando.

Na chegada, educadores irão prestar apoio, retirando as crianças dos carros e direcionando-as para a Recepção, onde serão acompanhadas até as salas de aula. Na saída, a Equipe de Atendimento irá verificar a aproximação do familiar na tela do aplicativo Filho Sem Fila e, então, um educador irá buscar a criança em sala de aula para conduzi-la até o carro da família. O estacionamento do prédio C será utilizado exclusivamente para o sistema de drive-thru. Os pais e responsáveis que preferirem estacionar os carros e levar as crianças até a entrada da escola deverão utilizar o estacionamento principal.

Prédio B
Para apoiar as famílias cujas crianças têm atividades no Prédio B (Berçário), a Equipe de Atendimento irá verificar a aproximação do responsável na tela do aplicativo Filho Sem Fila e, então, um educador irá buscar a criança em sala de aula para que ela seja entregue à família na área das catracas.

ANOS INICIAIS

No final do turno de aula, os estudantes de Anos Iniciais irão aguardar os familiares em sala de aula, onde haverá um educador responsável por grupo. Quando o responsável  estiver se aproximando da escola, a equipe de Atendimento irá verificar essa informação, na tela do aplicativo Filho sem Fila, e solicitar para que o estudante seja direcionado até a área de catracas, onde encontrará sua família. Para este fluxo, todas as famílias deverão utilizar o aplicativo Filho sem Fila e portar os seus crachás de acesso.

Informações importantes para a utilização do aplicativo

– As famílias que já usavam o aplicativo em 2020, continuarão acessando a ferramenta com os mesmos dados. Já as famílias dos novos estudantes, receberam, em 19/02/2021, um e-mail de boas-vindas com as informações sobre o primeiro acesso.

As famílias devem selecionar, no aplicativo, o modo como chegarão à recepção (de carro ou como pedestres). A modalidade “de carro” deve ser utilizada apenas pelos responsáveis pelas crianças que utilizam o sistema de drive-thru do Prédio C. Os pais e responsáveis que param os carros no estacionamento principal e buscam as crianças na entrada da escola, deverão marcar a opção de pedestre.

Para as famílias que têm filhos com aulas em prédios diferentes, o aviso deve ser feito em dois momentos – isso evita que a criança a ser buscada por último fique pronta com muita antecedência. Para isso, é necessário fazer dois acessos à ferramenta: o primeiro quando estiver saindo de casa – selecionando a criança que será buscada primeiro – e o segundo, antes de se direcionar para a outra recepção.

O botão SOS deve ser utilizado apenas para comunicar emergências, como acidentes, por exemplo. Usá-lo para outras questões interfere na organização da equipe para a saída das crianças.

O aplicativo deve ser utilizado apenas para o momento de saída.

O uso do aplicativo não substitui o crachá, que continua obrigatório para o acesso ao Colégio Farroupilha..

– Dúvidas sobre a utilização podem ser esclarecidas pelo e-mail ti@colegiofarroupilha.com.br.

O aplicativo disponibiliza tutoriais em vídeo sobre o uso neste link. Mais informações podem ser obtidas no site: www.filhosemfila.com.br.