Na tarde de quarta-feira, 06 de
dezembro, o grupo de estudantes do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais
que participa da primeira turma da GrowCube, a escola de negócios do Colégio
Farroupilha, concluiu a primeira etapa do processo empreendedor: a pré-incubação.
Como tarefa, eles tiveram que apresentar seus projetos de negócios a uma banca
avaliadora. Veja aqui algumas fotos.
No vocabulário do empreendedorismo,
cada grupo teve 10 minutos para o seu “picth”. Ao final das apresentações,
perguntas e considerações foram feitas pelos profissionais aos estudantes.
Quatro dos seis grupos que defenderam suas propostas avançaram para a segunda
etapa da GrowCube, a incubação. Nela, mentores especializados no negócio de
cada time orientará o grupo para a concretização do projeto.
As propostas que seguem para a segunda
fase são: o aplicativo “Gabaritei!”, que, proposto pelas estudantes Mariana P.,
Bruna Z., Martina T., Luana Z. e Daphine P., oferece conteúdos, materiais e
aulas de revisão preparadas por alunos e para alunos; o aplicativo para
solicitação de serviços de emergência, “2407”, dos estudantes Alice A., Laura
S., Guilherme C. e Guilherme K.; a “LPM Turismo”, uma plataforma que oferece
experiências personalizadas de viagens voltadas a pessoas que desejam se
voluntariar para diferentes causas, proposto pelos estudantes Bruna T. e
Gabriel M.; e o "Lanuss Diary", um aplicativo para diários pessoais interativos,
que ajuda na gestão das tarefas cotidianas, das estudantes Simone P. e Letícia S.
“Parabéns a todos os grupos. Estou
emocionada com as apresentações de vocês. Se lembrarmos do dia que apresentamos
a proposta é visível o crescimento de cada um. A GrowCube é a primeira escola
de negócios de uma instituição de educação básica. Ela representa mais uma das
possibilidades que o Colégio Farroupilha oferece para que cada estudante possa
traçar o seu projeto de vida”, afirmou a coordenadora do Ensino Fundamental –
Anos Finais, Rafaella Perrone.
A preparação para o pitch começou no
dia 05 de outubro. Os estudantes tiveram dois meses de aulas práticas e
teóricas, com professores universitários e empresários que transitam pelo
universo empreendedor, sobre assuntos como Segurança Jurídica, Marketing,
Finanças, Negócios Digitais e Operações.
A
banca de avaliação foi composta pelo publicitário e professor universitário, Rodrigo Valente, pelo advogado e professor
universitário Ricardo Macarevich, pelo administrador e coordenador da
incubadora de negócios da ESPM, Nelmar Vaccari; pelo administrador e professor
universitário Ricardo Sondermann; pelo bancário Delfino Plá, e pelo
engenheiro Paulo Dunin. Familiares dos estudantes também prestigiaram as
apresentações.
Notícias relacionadas:
- GrowCube: estudantes ensaiam para a banca de incubação
- GrowCube: Estudantes têm
aula de Segurança Jurídica
- Estudantes conhecem a
GrowCube - Incubadora do Farroupilha
- Conheça a GrowCube, a
Incubadora do Colégio Farroupilha