Biblioteca

A Biblioteca do Colégio Farroupilha tem um acervo de 30.500 obras, distribuído entre a Biblioteca Geral, a Biblioteca Kids e a unidade Correia Lima. Estudantes, ex-alunos com cartão Alumni, educadores e responsáveis por estudantes podem retirar materiais. Além da indicação e do empréstimo de livros, oferece contações de histórias e organiza eventos que envolvem o prazer pela leitura, como a Semana Literária e a Farroups Con. A Biblioteca é informatizada por meio do sistema Pergamum, que possibilita a consulta das obras on-line.

ACESSE O CATÁLOGO ON-LINE

HISTÓRIA

A Biblioteca foi inaugurada em 12 de outubro de 1968, com um acervo inicial de 5.000 livros, 1.000 gravuras e recortes e 500 folhetos. Anteriormente, não havia registro de biblioteca no Colégio Farroupilha, apenas um depósito de livros que eram doados, pois os materiais de ensino eram comprados pelos professores ou pelos próprios estudantes. O projeto da primeira Biblioteca foi desenvolvido pela ex-aluna e arquiteta Ana Luiza Petrik.

Entre os anos de 1999 e 2001, o seu espaço físico foi ampliado e modernizado, através de um convênio entre a ABE 1858 e o Governo Federal, que permitiu a arrecadação de recursos para adquirir novos computadores, estantes, livros e para implantar um sistema de ar-condicionado.

Em 2018, a Biblioteca foi totalmente reformulada, recebeu mobiliário novo, espaços alternativos para leitura e duas salas para estudos em grupo. Os computadores de mesa foram substituídos por Chromebooks, facilitando a pesquisa. A busca no catálogo passou ser feita em iPads fixados nas estantes de livros.

A Biblioteca Kids, voltada para atividades da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental, foi integrada à Biblioteca. E a Hora do Conto, atividade de contação de histórias, ganhou um espaço próprio, com acesso independente.