Unidades

Em funcionamento desde 1962, quando o Colégio Farroupilha deixou a Rua Alberto Bins, a unidade Três Figueiras, localizada no bairro de mesmo nome, atende estudantes do Berçário ao Ensino Médio.

É composta por quatro prédios de sala de aula: um deles comporta as crianças do Berçário ao Nível 2 da Educação Infantil; outro atende às turmas dos Níveis 3, 4 e 5; no terceiro ficam as salas do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais e do Ensino Médio; e no quarto as salas da 3ª série do Ensino Médio, as salas multifuncionais e os espaços para práticas esportivas e atividades extracurriculares. Esse último prédio conta com a primeira intervenção do artista Eduardo Kobra em Porto Alegre, um mural de 196m² em homenagem ao poeta gaúcho Mario Quintana.

Inaugurada em 2006, a unidade Correia Lima, localizada dentro das dependências do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR/PA), é direcionada a famílias de baixa renda. Nela, os estudantes podem cursar o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) com bolsas de estudo concedidas de acordo com o perfil familiar e os parâmetros estabelecidos pela legislação vigente (Lei 12.101/2009 e Decreto 8.242/2014).

A unidade foi construída no local em que funcionava uma escola estadual, desativada em 2004. Atenta às práticas de responsabilidade social e visando ampliar sua participação nesse segmento, a Associação Beneficente e Educacional de 1858, mantenedora do Colégio Farroupilha, assinou, no dia 10 de junho de 2005, um convênio com o Exército Brasileiro para a implantação da unidade.

Anualmente, é divulgado, no site do Colégio Farroupilha, o edital para o processo de Bolsas de Estudo do ano seguinte.

Saiba mais

Visando transformar a prática de educadores, tanto do Colégio Farroupilha como de outras instituições de ensino, proporcionando novas experiências na educação básica, a ABE 1858 fundou, em 2014, a Escola de Professores Inquietos. A iniciativa surgiu a partir do resultado da pesquisa  As vozes da educação: uma escuta atenta a diferentes visões sobre o professor do século XXI.

Os cursos, os eventos, as palestras e as oficinas realizados pela Escola visam promover a reflexão sobre novos modelos e propostas para a educação, bem como a preparação dos educadores para a realidade contemporânea a partir dos pilares da experiência, da troca e dos múltiplos olhares.

Saiba mais

Na cidade de Viamão, a ABE 1858 construiu e mantém uma Sede Campestre. A área, com 95 hectares, possui amplo salão rodeado de quadras esportivas. O local é utilizado para aulas ao ar livre, saídas de estudos e atividades esportivas, de lazer e de integração, destinadas a toda comunidade escolar.

Entre as principais atividades realizadas na Sede Campestre, estão o Dia do Plantio, o Dia da Colheita, o Encontro de Integração da Educação Infantil, a Gincana das Cores e os Jogos dos Anos Iniciais.

Para dar mais agilidade e eficiência ao atendimento das demandas do Colégio Farroupilha, a ABE 1858, mantenedora da escola, conta com uma unidade administrativa, localizada próximo da unidade Três Figueiras (na Rua Balduino Roehring, 200).

No local, funcionam os setores de Arquitetura e Projetos, Compras, Comunicação e Marketing, Controladoria, Financeiro, Recursos Humanos,Tecnologia da Informação, entre outros. O local também contém salas de reuniões e uma galeria de presidentes da instituição.