BOM RELACIONAMENTO

Para incentivar o Bom Relacionamento, um dos valores do Colégio Farroupilha, a instituição envolve a comunidade escolar em uma série de ações ao longo do ano letivo, por meio dos programas ConViver Bem, Cuidar é Básico e Alumni Farroupilha.

CONVIVER BEM

O ConViver Bem é um programa voltado para toda a comunidade escolar e promove uma série de ações ao longo do ano letivo, como as atividades em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Bullying.

Em 2017, promoveu a exposição interativa “Em Seu Lugar”. A atividade convidou os participantes a vendarem os olhos e mergulharem em um fato marcante da vida de alguém, relatado em áudio. As narrativas contavam histórias de superação de situações, como bullying ou transtorno alimentar. Além de ouvir os relatos, os participantes puderam interagir com objetos relacionados à história e participaram de uma conversa mediada por psicólogos do SOE – Serviço de Orientação Educacional. A mostra foi para o Shoppig Iguatemi, em versão reduzida, no ano de 2019, como parte do BS Kids Festival.

Ao longo do ano letivo de 2018, diferentes grupos da comunidade escolar reuniram-se para revisitar o Código de Convivência. Dessas reuniões, surgiram três documentos: o novo Código de Conduta e Convivência do Colégio Farroupilha, o Código de Conduta e Convivência Ilustrado, uma versão adaptada para as crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, e o Guia de Segurança e Ética Digital: Uma questão de cuidado. Os documentos podem ser acessados abaixo.

Já em 2019, o Farroupilha promoveu a mostra “E Se? Você precisa olhar o outro”. Nela, estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais à 3ª série do Ensino Médio foram convidados a ler frases ditas por personagens e personalidades sobre situações enfrentadas por elas, bem como a  descobrirem a quem a frase faz menção. Veja, aqui, como foi.

O Código de Conduta e Convivência do Colégio Farroupilha é um documento de caráter formativo, que é referência para estudantes, educadores, familiares e visitantes. Ele visa embasar o processo educativo em um ambiente pautado pelo respeito e pela boa convivência.

Sua construção deu-se a partir da costura entre os valores definidos no Planejamento Estratégico da instituição, as competências elencadas nas Matrizes Socioemocionais e a Proposta Pedagógica do Colégio.

O Código de Conduta e Convivência Ilustrado tem como base o Código de Conduta e Convivência do Colégio Farroupilha e é destinado às crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais.

Sua construção contou com a ajuda das próprias crianças, que participaram de conversas sobre o documento com psicólogas e orientadoras educacionais do SOE (Serviço de Orientação Educacional). A ilustração foi realizada pelo ex-aluno, escritor e ilustrador Carlos Augusto Pessoa de Brum, o Cadu.

Uma parte do Código de Conduta e Convivência do Colégio Farroupilha é dedicada ao convívio nos ambientes digitais. Para ampliar essa discussão, foi lançado o Guia de Segurança e Ética Digital: Uma questão de cuidado.

O documento contém dicas e informações sobre o uso responsável da internet, das redes sociais e dos aplicativos de comunicação instantânea. O material é uma atualização do Guia de Postura nas Redes Sociais, lançado em 2012.

CUIDAR É BÁSICO

O Programa Cuidar é Básico, iniciado em 2010, é um programa de relacionamento com as famílias e  tem como objetivo a promoção de ações saudáveis a toda comunidade escolar e em todos os níveis de ensino, da Educação Infantil até o Ensino Médio. Desde 2013 a iniciativa trabalha em três frentes de atuação: aprendizagem, saúde e convivência.

No eixo aprendizagem, tem-se como objetivo principal a implantação de ações permanentes que contribuam para a construção de um ambiente que estimule e favoreça as rotinas, os espaços e os tempos de aprendizagem de cada estudante. No eixo saúde, objetiva-se implantação de ações que favoreçam o desenvolvimento de hábitos saudáveis e prevenção ao uso de drogas. Já no eixo convivência, o foco está relacionado à implantação de ações que qualifiquem as relações interpessoais, que favoreçam o bem-estar e privilegiem a convivência saudável.

Ao longo de cada ano, o Cuidar é Básico promove reuniões, palestras e eventos que envolvem estudantes, educadores, familiares e demais integrantes da comunidade escolar. As ações são coordenadas pelo SOE – Serviço de Orientação Educacional.

ALUMNI FARROUPILHA

É um programa de relacionamento que tem como principal objetivo manter próximas pessoas que estudaram no Colégio Farroupilha. Reúne ações, atividades e eventos voltados para este público, tais como reencontros de formandos, visitas e utilização de espaços do Colégio, e acesso a eventos promovidos pelo Farroupilha. A participação no Alumni Farroupilha é gratuita.