CONVIVER BEM

Para incentivar o Bom Relacionamento, um dos valores do Colégio Farroupilha, a instituição envolve a comunidade escolar em uma série de ações, ao longo do ano letivo, por meio do programa ConViver Bem. Todas essas práticas têm como base o Código de Conduta e Convivência.

Ao longo do ano letivo de 2018, diferentes grupos da comunidade escolar reuniram-se para revisitar o Código de Convivência. Dessas reuniões, surgiram três documentos: o novo Código de Conduta e Convivência do Colégio Farroupilha, o Código de Conduta e Convivência Ilustrado, uma versão adaptada para as crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, e o Guia de Segurança e Ética Digital: Uma questão de cuidado. Acesse os documentos abaixo:

O Código de Conduta e Convivência do Colégio Farroupilha é um documento de caráter formativo, que é referência para estudantes, educadores, familiares e visitantes. Ele visa embasar o processo educativo em um ambiente pautado pelo respeito e pela boa convivência.

Sua construção deu-se a partir da costura entre os valores definidos no Planejamento Estratégico da instituição, as competências elencadas nas Matrizes Socioemocionais e a Proposta Pedagógica do Colégio.

O Código de Conduta e Convivência Ilustrado tem como base o Código de Conduta e Convivência do Colégio Farroupilha e é destinado às crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais.

Sua construção contou com a ajuda das próprias crianças, que participaram de conversas sobre o documento com psicólogas e orientadoras educacionais do SOE (Serviço de Orientação Educacional). A ilustração foi realizada pelo ex-aluno, escritor e ilustrador Carlos Augusto Pessoa de Brum, o Cadu.

Uma parte do Código de Conduta e Convivência do Colégio Farroupilha é dedicada ao convívio nos ambientes digitais. Para ampliar essa discussão, foi lançado o Guia de Segurança e Ética Digital: Uma questão de cuidado.

O documento contém dicas e informações sobre o uso responsável da internet, das redes sociais e dos aplicativos de comunicação instantânea. O material é uma atualização do Guia de Postura nas Redes Sociais, lançado em 2012.