Projetos

Brincar é aprender


Com a convicção de que brincar é aprender, o tempo destinado para as brincadeiras e jogos é garantido no currículo da Educação Infantil do Colégio Farroupilha. A ludicidade favorece o desenvolvimento cognitivo e socioemocional, ao mesmo tempo que desempenha um papel importante na preparação das crianças para o mundo além dos muros da escola.

ESPAÇOS DIFERENCIADOS

O Farroupilha dispõe de espaços que favorecem a curiosidade, a interação e  a aprendizagem lúdica, como a Minicidade e o Jardim dos Sentidos.

A Minicidade, localizada no prédio destinado às crianças do Nível 4 e 5, é, como o nome sugere, uma cidade em miniatura, com estabelecimentos, rua, sinalização de trânsito e uma fonte de água. Nela. as turmas entram em contato com diferentes aspectos da cidadania, aprendendo leis de trânsito, simulando diferentes profissões que existem em uma cidade, criando propostas de uso para o espaço.

Já no Jardim dos Sentidos, que fica no prédio do Berçário e Níveis 1, 2 e 3, as crianças exercem a criatividade e inventam formas de brincar. Como o nome sugere, o espaço conta com estações que estimulam o a aprendizagem a partir dos sentidos. No caminho sensorial, por exemplo, as crianças experimentam diferentes texturas e sons. Já as sensações do olfato são trabalhadas com especiarias identificadas para que os pequenos reconheçam os aromas.