Apresentação

A legitimidade de saberes, habilidades e competências desenvolvidas ao longo da trajetória escolar possibilitam que o estudante do Ensino Médio atue de forma dialógica onde vive, avaliando criticamente qual o seu movimento no mundo e provocando transformações.

As Matrizes Curriculares do Colégio Farroupilha são um documento que orienta e problematiza o currículo praticado na escola, as concepções e as tendências metodológicas, os objetos de conhecimento, o planejamento e as práticas pedagógicas, a gestão da aula e do conhecimento. Nelas, são relacionadas as habilidades e competências a serem desenvolvidas pelos estudantes em cada área do conhecimento: Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Linguagens; Matemática; e Socioemocional.

Na busca da formação integral dos estudantes, o colégio desenvolveu a Matriz Socioemocional. Esse documento está embasado em três eixos: Identidade, Convivência e Cidadania, visando a formação de cidadãos autônomos e éticos.

Carga Horária Estendida

A carga horária curricular estendida faz parte de uma proposta de contemplar componentes curriculares para além do exigido pela legislação e pelos documentos oficiais brasileiros nas diferentes áreas de conhecimento. Além de práticas sistematizadas em laboratórios, componentes curriculares, como Atualidades, fazem parte desse diferencial oferecido pelo Colégio. Essa proposta permite um aprofundamento dos conhecimentos trabalhados em aula. Além disso, a diversificação dos componentes vai ao encontro do projeto de vida de cada um, pois os estudantes vivenciam diversas experiências a fim de identificarem seus interesses e habilidades nas áreas de conhecimento contempladas.

Aulas de Atualidades

Os acontecimentos globais têm cada vez mais importância na vida local, seja para interpretar a economia, seja para prestar o vestibular. Nesse contexto, os estudantes do Ensino Médio têm, no currículo, a disciplina de Atualidades

Formação das turmas

1ª série: 15 anos completos até 31 de março do ano vigente;
2ª série: 16 anos completos até 31 de março do ano vigente;
3ª série: 17 anos completos até 31 de março do ano vigente.

USO DO UNIFORME

O uso do uniforme escolar é obrigatório a todos os estudantes de todos os níveis de ensino do Colégio Farroupilha. O agasalho para os dias frios e/ou de chuva fica a critério das famílias, o que não significa a dispensa do uniforme escolar, que deverá ser usado sob o agasalho. Para devolução em caso de perda, é importante que as peças do uniforme estejam identificadas.O Colégio Farroupilha possui dois fornecedores credenciados a vender as peças de uniforme. Clique para saber mais.

EXPRESSÃO DOS RESULTADOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação é compreendida como um processo contínuo e cumulativo, tendo como função diagnosticar e acompanhar a aprendizagem do estudante por meio do desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, demonstradas em habilidades e atitudes.

No Ensino Médio, a avaliação é expressa em notas de 0 (zero) a 10 (dez) em cada um dos componentes curriculares, trimestralmente. Para ser aprovado para o ano seguinte, além da frequência mínima de 70%, é necessário que, ao final do ano, o estudante obtenha média igual ou superior a 6 (seis) em cada componente curricular, conforme o cálculo exposto abaixo:

1º tri (x1) + 2º tri (x2) + 3º tri (x3) > 6,0
6

Os estudantes são avaliados continuamente por meio de avaliações individuais, trabalhos individuais ou em grupos, pesquisas, saídas de estudos e, ainda, pelo comprometimento com os estudos e com as atividades propostas. A pontuação, em cada trimestre, é dividida conforme a fórmula abaixo:

Projeto de Pesquisa (2,0) + Trabalho (1,0) + Simulado (1,0) + Teste(s) (2,0) + Prova Trimestral (4,0) = 10,0 pontos
Recuperação = 6,0 (substitui Teste(s) + Prova Trimestral)