EDUCAÇÃO INFANTIL

Apresentação

A Educação Infantil do Colégio Farroupilha incorpora de maneira articulada as funções de cuidar, educar e brincar, oportunizando à criança vivências desafiadoras que promovam autonomia e levem ao desenvolvimento integral. A prática pedagógica acontece fundamentalmente a partir de três eixos norteadores: as Matrizes Curriculares, os Projetos e os Campos de Experiências.

As Matrizes Curriculares são documentos que norteiam a prática pedagógica. Nelas, são relacionadas as habilidades e competências a serem desenvolvidas pelas crianças em cada área do conhecimento. Na Educação Infantil, as Matrizes Curriculares são as seguintes: Brincadeiras e Jogos; Independência, Autonomia e Cooperação; Língua Portuguesa; Matemática; Natureza e Sociedade; Artes; Educação Física; Música; Língua Inglesa; e Socioemocional.

A prática pedagógica acontece por meio de projetos, considerando a participação ativa das crianças no processo de seleção e de articulação do tema que será pesquisado, gerando, consequentemente, aprendizagens significativas. Os projetos podem surgir de interesses ou necessidades do grupo, serem propostos pelas professoras ou pela instituição. A cada semestre, as crianças participam de diferentes atividades relacionadas ao tema escolhido.

A Educação Infantil tem como objetivo que as crianças interajam ativa e ludicamente com conhecimentos contemplados nas Matrizes e nos Projetos, buscando o desenvolvimento integral (cognitivo, cultural, afetivo, emocional, social, motor etc.). Essa perspectiva de relação com o conhecimento faz parte dos Campos de Experiências, em que são propiciadas vivências nas quais as crianças podem expressar-se e interagir com situações que permitem exploração, pesquisa, imaginação, expressão, movimento etc.

Formação das Turmas

Todas as turmas possuem uma professora com formação em nível superior e uma auxiliar. Além dessas profissionais, a Educação Infantil também conta com auxiliares volantes.
Berçário: a partir de 4 meses;
Nível 1: 1 ano completo até 31 de março do ano vigente;
Nível 2: 2 anos completos até 31 de março do ano vigente;
Nível 3: 3 anos completos até 31 de março do ano vigente;
Nível 4: 4 anos completos até 31 de março do ano vigente;
Nível 5: 5 anos completos até 31 de março do ano vigente.

Rotina diária

A programação diária das turmas é organizada levando em consideração as características de cada idade. Momentos livres são intercalados com outros que exigem maior concentração, com o objetivo de atender ao interesse das crianças. São atividades permanentes: brinquedo livre em sala e na praça, rodas de conversas, higiene, lanche, atividades de expressão criadora. De acordo com os projetos desenvolvidos pelas turmas, são oportunizadas oficinas nos laboratórios do Colégio, na Minicidade e nas saídas de estudos. Enriquecem essa programação as seguintes aulas especializadas:
Níveis 1 e 2: Educação Física, Música e Oficina de Criação.
Níveis 3, 4 e 5: Educação Física, Música, Oficina de Criação, Inglês (duas vezes por semana para N3; N4 e N5 têm contato diário com a língua inglesa) e Oficina de Tecnologia.

Uso do Uniforme

O uso do uniforme escolar é obrigatório a todos os estudantes de todos os níveis de ensino do Colégio Farroupilha. O agasalho para os dias frios e/ou de chuva fica a critério das famílias, o que não significa a dispensa do uniforme escolar, que deverá ser usado sob o agasalho. Para devolução em caso de perda, é importante que as peças do uniforme estejam identificadas. O Colégio Farroupilha possui dois fornecedores credenciados a vender as peças de uniforme. Clique para saber mais.

Expressão dos resultados de avaliação

A avaliação é compreendida como um processo contínuo e cumulativo, tendo como função diagnosticar e acompanhar a aprendizagem da criança através do desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, demonstradas em habilidades e atitudes. Na Educação Infantil, semestralmente, são elaborados Relatórios de Avaliação, resultantes de registros sistemáticos que representam a compreensão global do desenvolvimento da criança, contemplando as informações essenciais sobre o processo de aprendizagem.