As Matrizes Curriculares são documentos que norteiam a prática pedagógica. Nelas, são contemplados os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se; seus Campos de Experiências com os respectivos Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento para as crianças. Além das Matrizes Curriculares, também contemplamos na proposta pedagógica as seguintes Matrizes: Brincadeiras e Jogos; Independência, Autonomia e Cooperação; e Socioemocional.
A prática pedagógica acontece por meio de projetos, considerando a participação ativa das crianças no processo de seleção e de articulação do tema que será pesquisado, gerando, consequentemente, aprendizagens significativas. Os projetos podem surgir de interesses ou necessidades do grupo, serem propostos pelas professoras, pela instituição… A cada semestre, as crianças participam de diferentes situações de aprendizagens relacionadas aos temas escolhidos, buscando-se propiciar o desenvolvimento integral da criança.
A Educação Infantil tem como objetivo que as crianças interajam ativa e ludicamente com os Campos de Experiências e seus Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento, contemplados nas Matrizes. Os Campos de Experiências são os conhecimentos fundamentais a serem propiciados para as crianças, através da vivência de diferentes experiências, que promovam a apropriação do conhecimento em relação ao o eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e imagens; Escuta, fala, linguagem e pensamento; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.