EDUCAÇÃO INFANTIL

Apresentação

A Educação Infantil do Colégio Farroupilha incorpora de maneira articulada as funções de cuidar e educar, visando uma educação integral. Diferentes vivências e experiências são proporcionadas às crianças, que em suas ações, interações e brincadeiras, com a mediação dos educadores, vão descobrindo, construindo e apropriando-se do conhecimento. A prática pedagógica acontece a partir das Matrizes Curriculares e Socioemocionais contemplando os Campos de Experiências, estimulando a pesquisa, através dos Projetos desenvolvidos pelas turmas.

As Matrizes Curriculares são documentos que norteiam a prática pedagógica. Nelas, são contemplados os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se; seus  Campos de Experiências com os respectivos Objetivos de  Aprendizagem e Desenvolvimento para as crianças. Além das Matrizes Curriculares, também contemplamos na proposta pedagógica  as seguintes Matrizes: Brincadeiras e Jogos; Independência, Autonomia e Cooperação; e Socioemocional.

A prática pedagógica acontece por meio de projetos, considerando a participação ativa das crianças no processo de seleção e de articulação do tema que será pesquisado, gerando, consequentemente, aprendizagens significativas. Os projetos podem surgir de interesses ou necessidades do grupo, serem propostos pelas professoras, pela instituição…  A cada semestre, as crianças participam de diferentes situações de aprendizagens relacionadas aos temas escolhidos, buscando-se propiciar o desenvolvimento integral da criança.

A Educação Infantil tem como objetivo que as crianças interajam ativa e ludicamente com os Campos de Experiências e seus Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento, contemplados nas Matrizes. Os Campos de Experiências são os conhecimentos fundamentais a serem propiciados para as crianças, através da vivência de diferentes experiências, que promovam a apropriação do conhecimento em relação ao o eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e imagens; Escuta, fala, linguagem e pensamento; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Formação das Turmas

Todas as turmas possuem uma professora com formação em nível superior e uma auxiliar. Além dessas profissionais, a Educação Infantil também conta com auxiliares volantes.
Berçário: a partir de 4 meses;
Nível 1: 1 ano completo até 31 de março do ano vigente;
Nível 2: 2 anos completos até 31 de março do ano vigente;
Nível 3: 3 anos completos até 31 de março do ano vigente;
Nível 4: 4 anos completos até 31 de março do ano vigente;
Nível 5: 5 anos completos até 31 de março do ano vigente.

Rotina diária

A programação diária das turmas é organizada levando em consideração as características de cada idade. Momentos livres são intercalados com outros que exigem maior concentração, com o objetivo de atender ao interesse das crianças. São atividades permanentes: brinquedo livre em sala e na praça, rodas de conversas, higiene, lanche, atividades de expressão criadora. De acordo com os projetos desenvolvidos pelas turmas, são oportunizadas oficinas nos laboratórios do Colégio, na Minicidade, na Horta e nas Saídas de Estudos. Enriquecem essa programação as seguintes aulas especializadas:
Níveis 1 e 2: Educação Física, Música e Oficina de Criação.
Níveis 3, 4 e 5: Educação Física, Música, Oficina de Criação, Inglês (duas vezes por semana para N3; N4 e N5 têm contato diário com a língua inglesa) e Oficina de Tecnologia.

Uso do Uniforme

O uso do uniforme escolar é obrigatório a todos os estudantes de todos os níveis de ensino do Colégio Farroupilha. Para os dias frios e/ou de chuva, está liberada a utilização de um casaco/agasalho que não seja o do uniforme, desde que o mesmo seja liso e em uma das cores do Colégio e que a criança esteja vestindo peças do uniforme sob o agasalho. Para devolução em caso de perda, é importante que as peças do uniforme estejam identificadas. O Colégio Farroupilha possui dois fornecedores credenciados a vender as peças de uniforme. Clique para saber mais.

Expressão dos resultados de avaliação

A avaliação é compreendida como um processo contínuo e cumulativo, tendo como função acompanhar o percurso de cada criança, sua aprendizagem e seu desenvolvimento cognitivo e socioemocional. Na Educação Infantil, semestralmente, são elaborados Relatórios de Avaliação, resultantes de registros sistemáticos que representam a compreensão global do desenvolvimento da criança, contemplando as informações essenciais sobre o processo de aprendizagem.

Comunicação entre família e escola

Na Educação Infantil, a comunicação entre a família e a escola é realizada por meio de uma agenda eletrônica, disponível no Aplicativo do Colégio Farroupilha. Nela, são inseridas as informações referentes à turma e à criança, bem como as circulares das equipes pedagógicas.O aplicativo foi desenvolvido em parceria com a empresa de software de gestão educacional GVDASA e funciona em tablets e smartphones com os sistemas operacionais iOS (Apple Store), Android (Google Play) e Windows Phone (Windows Store). O acesso é feito com o mesmo login e senha utilizados no Portal dos Pais.

CLIQUE AQUI E ACESSE O TUTORIAL.