As Matrizes Curriculares do Colégio Farroupilha são um documento que orienta e problematiza o currículo praticado na escola, as concepções e as tendências metodológicas, os objetos de conhecimento, o planejamento e as práticas pedagógicas, a gestão da aula e do conhecimento.
Nelas, são relacionadas as habilidades e competências a serem desenvolvidas pelos estudantes em cada área do conhecimento. No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, as Matrizes Curriculares são divididas nas seguintes áreas: Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Linguagens; Matemática; e Socioemocional.
A Matriz Socioemocional foi construída pelo Colégio Farroupilha para apoiar os estudantes no desenvolvimento de habilidades e competências que vão além das cognitivas. Ela está organizada em três eixos: Identidade (autoconhecimento, autoconceito e autoestima), Convivência (habilidades sociais) e Cidadania (liderança e sustentabilidade). Em cada ano dos Anos Iniciais, são ressaltadas as seguintes habilidades:
1º ano: Autoconhecimento.
2º ano: Convivência e respeito às diferenças.
3º ano: Habilidades básicas para o bom relacionamento (empatia e civilidade).
4º ano: Habilidades básicas para o bom relacionamento (assertividade).
5º ano: Bullying e ciberbullying.