Anos Iniciais

O Ensino Fundamental – Anos Iniciais objetiva proporcionar aos estudantes a vivência de situações desafiadoras que contribuam para a construção do conhecimento, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas e socioemocionais. Nessa etapa da escolarização, também são priorizadas a formação de hábitos e atitudes, a promoção da autonomia, da autorregulação, da responsabilidade, assim como habilidades relacionadas à comunicação e argumentação. O currículo dos Anos Iniciais contempla estratégias em que os estudantes vivenciam situações de pesquisa, disciplina, organização, inovação, solidariedade, ética e respeito às diferenças. Além disso, busca promover situações de interação, favorecendo a construção do conhecimento individual e coletivo através de uma perspectiva, interdisciplinar e contextualizada, comprometida com a construção de alternativas para solucionar situações-problema.

As Matrizes Curriculares do Colégio Farroupilha são um documento que orienta e problematiza o currículo praticado na escola, as concepções e as tendências metodológicas, os objetos de conhecimento, o planejamento e as práticas pedagógicas, a gestão da aula e do conhecimento.

Nelas, são relacionadas as habilidades e competências a serem desenvolvidas pelos estudantes em cada área do conhecimento. No  Ensino Fundamental – Anos Iniciais, as Matrizes Curriculares são divididas nas seguintes áreas: Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Linguagens; Matemática; e Socioemocional.

A Matriz Socioemocional foi construída pelo Colégio Farroupilha para apoiar os estudantes no desenvolvimento de habilidades e competências que vão além das cognitivas. Ela está organizada em três eixos: Identidade (autoconhecimento, autoconceito e autoestima), Convivência (habilidades sociais) e Cidadania (liderança e sustentabilidade). Em cada ano dos Anos Iniciais, são ressaltadas as seguintes habilidades:

1º ano: Autoconhecimento.
2º ano: Convivência e respeito às diferenças.
3º ano: Habilidades básicas para o bom relacionamento (empatia e civilidade).
4º ano: Habilidades básicas para o bom relacionamento (assertividade).
5º ano: Bullying e ciberbullying.

Formação das turmas

1º ano: 6 anos completos até 31 de março do ano vigente;
2º ano: 7 anos completos até 31 de março do ano vigente;
3º ano: 8 anos completos até 31 de março do ano vigente;
4º ano: 9 anos completos até 31 de março do ano vigente;
5º ano: 10 anos completos até 31 de março do ano vigente.

Uso do Uniforme

O uso do uniforme escolar é obrigatório a todos os estudantes de todos os níveis de ensino do Colégio Farroupilha. O agasalho para os dias frios e/ou de chuva fica a critério das famílias, o que não significa a dispensa do uniforme escolar, que deverá ser usado sob o agasalho. Para devolução em caso de perda, é importante que as peças do uniforme estejam identificadas. O Colégio Farroupilha possui dois fornecedores credenciados a vender as peças de uniforme. Clique para saber mais.

Expressão dos resultados de avaliação

A avaliação é compreendida como um processo contínuo e cumulativo, tendo como função diagnosticar e acompanhar a aprendizagem do estudante por meio do desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, demonstradas em habilidades e atitudes.

No 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, a avaliação é expressa através de Parecer Descritivo e Ficha Avaliativa com os indicadores de aprendizagem fundamentados em competências, habilidades e atitudes desenvolvidas no trimestre. Com esse fim, no último trimestre, haverá, na Ficha Avaliativa, considerações, destacando os aspectos do desenvolvimento do estudante e encaminhamentos para o próximo ano letivo.

Já, do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, o resultado é expresso através de Ficha Avaliativa com os indicadores de aprendizagem fundamentados em competências, habilidades e atitudes desenvolvidas no trimestre, além de Boletim com menções de desempenho, conforme descrição:

• DE – essa menção indica que o estudante apresentou um excelente desempenho, desenvolvendo todas as habilidades previstas para o trimestre, e destacou-se pela sua atitude nas situações de aprendizagem;
  • DMB – essa menção indica que o estudante apresentou um desempenho muito bom, desenvolvendo a maioria das habilidades previstas para o trimestre;
  • DB – essa menção indica que o estudante apresentou um desempenho bom nas habilidades previstas para o trimestre;
  • DS – essa menção indica que o estudante apresentou um desempenho suficiente nas habilidades previstas para o trimestre;
  • DR – essa menção indica que o estudante necessita recuperar as habilidades previstas para o trimestre;
  • DI – essa menção indica que o estudante apresentou um desempenho insuficiente nas habilidades previstas para o ano.