Anos Finais

Apresentação

Nessa etapa da escolarização, são priorizadas a formação de hábitos e atitudes, a promoção da autonomia, da autorregulação, da responsabilidade, assim como as habilidades relacionadas à comunicação e argumentação.

O currículo do Ensino Fundamental contempla estratégias em que os estudantes vivenciam situações de pesquisa, disciplina, organização, inovação, solidariedade, ética e respeito às diferenças. Além disso, busca promover situações de interação, favorecendo a construção do conhecimento individual e coletivo através de uma perspectiva interdisciplinar e contextualizada, comprometida com a construção de alternativas para solucionar situações-problema.

 

 

Matrizes Curriculares

As Matrizes Curriculares do Colégio Farroupilha são um documento que orienta e problematiza o currículo praticado na escola, as concepções e as tendências metodológicas, os objetos de conhecimento, o planejamento e as práticas pedagógicas, a gestão da aula e do conhecimento. Nelas, são relacionadas as habilidades e competências a serem desenvolvidas pelos estudantes em cada área do conhecimento: Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Linguagens; Matemática; e Socioemocional.

Matriz Socioemocional

Na busca da formação integral dos estudantes, o Colégio desenvolveu a Matriz Socioemocional. Esse documento está embasado em três eixos: Identidade, Convivência e Cidadania, visando à formação de cidadãos autônomos e éticos. Nos Anos Finais, essas habilidades são trabalhadas pela equipe pedagógica e direcionados ao desenvolvimento do estudante.

Metodologia Curricular

Os projetos interdisciplinares, as aulas práticas nos laboratórios, as aulas expositivas dialogadas, as pesquisas, as avaliações e as sequências didáticas, elaboradas e planejadas pelos professores, favorecem a investigação, a problematização das situações e a resolução de problemas por parte dos estudantes.

Cultura de Inovação

A disciplina, oferecida para estudantes do 6º e do 7º ano,  está inserida no contexto da cultura maker, buscando um aprendizado que privilegia o fazer, o construir e o significar. Nas aulas, os estudantes são incentivados a desenvolver a habilidade de inovação através da exploração de três perfis: do maker, do designer e do empreendedor. As aulas acontecem no Espaço Maker, local equipado com diversas ferramentas analógicas e digitais de prototipagem.

Adolescência

A adolescência é um dos focos de trabalho dos Anos Finais no desenvolvimento das habilidades socioemocionais. O tema é trabalhado ao longo do ano letivo e nas diversas disciplinas do currículo sob diferentes abordagens, em oficinas, atividades em sala de aula, assembleias escolares, entre outros momentos.

No 6º e no 7º ano, o foco é trabalhar as transformações físicas e emocionais, a aprendizagem colaborativa e o protagonismo que passam pelas relações com os pares e pelas redes sociais. Já no 8º e no 9º ano, a partir das características e necessidades do jovem nessa faixa etária, o objetivo é trabalhar o projeto de vida, que perpassa questões como autoconhecimento, pertencimento/influência dos grupos, escolhas, empreendedorismo, protagonismo e projeções futuras.

Formação das turmas

6º ano: 11 anos completos até 31 de março do ano vigente;
7º ano: 12 anos completos até 31 de março do ano vigente;
8º ano: 13 anos completos até 31 de março do ano vigente;
9º ano: 14 anos completos até 31 de março do ano vigente.

 

Carga Horária Estendida

A carga horária curricular estendida, a partir do 6º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, faz parte de uma proposta que contempla componentes curriculares diferenciados para além do exigido pela legislação e pelos documentos oficiais brasileiros nas diferentes áreas de conhecimento. Práticas sistematizadas em laboratórios, componentes curriculares como Filosofia e Cultura de Inovação fazem parte desse diferencial oferecido pelo Colégio. Além de permitir um aprofundamento dos conhecimentos trabalhados em aula, a diversificação dos componentes vai ao encontro do projeto de vida de cada um, pois os estudantes vivenciam diversas experiências a fim de identificarem seus interesses e suas habilidades nas áreas de conhecimento contempladas.

USO DO UNIFORME

O uso do uniforme escolar é obrigatório a todos os estudantes de todos os níveis de ensino do Colégio Farroupilha. O agasalho para os dias frios e/ou de chuva fica a critério das famílias, o que não significa a dispensa do uniforme escolar, que deverá ser usado sob o agasalho. Para devolução em caso de perda, é importante que as peças do uniforme estejam identificadas.O Colégio Farroupilha possui dois fornecedores credenciados a vender as peças de uniforme. Clique para saber mais.

 

Expressão dos resultados de avaliação

A avaliação é compreendida como um processo contínuo e cumulativo, tendo como função diagnosticar e acompanhar a aprendizagem do estudante através do desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, demonstradas em habilidades e atitudes.

No Ensino Fundamental – Anos Finais, a avaliação é expressa em notas de 0 (zero) a 10 (dez) em cada um dos componentes curriculares, trimestralmente. Para ser aprovado para o ano seguinte, além da frequência mínima de 70%, é necessário que, ao final do ano, o estudante obtenha média igual ou superior a 6 (seis) em cada componente curricular, conforme o cálculo exposto abaixo:

1º tri (x1) + 2º tri (x2) + 3º tri (x3) > 6,0
________________________________
6

Os estudantes são avaliados continuamente por meio de avaliações individuais, trabalhos individuais ou em grupos, pesquisas, saídas de estudos e, ainda, pelo comprometimento com os estudos e com as atividades propostas. A pontuação, em cada trimestre, é dividida conforme as fórmulas abaixo:

  • 6º e 7º anos: Trabalhos, atividades e pesquisas (4,0 pontos distribuídos e definidos em cada trimestre) + Avaliação Parcial A1 (2,0) + Avaliação Final A2 (4,0) = 10,0 pontos
  • Recuperação = 6,0 (substitui as Avaliações A1 e A2)
  • 8º e 9º anos: Trabalhos, atividades e pesquisas (3,0 pontos distribuídos e definidos em cada trimestre) + Avaliação Parcial A1 (2,0) + Avaliação Parcial A2 (2,0) + Avaliação Final A3 (3,0) = 10,0 pontos
  • Recuperação = 5,0 (substitui as Avaliações A2 e A3)